O município de Alcântaras contabilizou de primeiro de janeiro até o ultimo dia 31 de março apenas 'trinta e nove dias de sol', o levantamento feito pelo Expresso Alcantarense considera as datas onde não houve precipitações contabilizadas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos.
Do outro lado as chuvas ocorreram pelo menos em 57% do mesmo período, com destaque para fevereiro onde elas se concentraram em pelo menos dezenove dias. Já o último mês teve apenas 15 registros pluviométricos contabilizados pelo posto instalado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Tanto volume de água, fez com que riachos secos como o Espírito Santo, Maracajá, Algodões e até uma nascente situada ao sopé da serra no Bairro Santo Antônio voltassem a escorrer após décadas desaparecidas.
De acordo com a Funceme até a última terça-feira(31/03) haveria chovido no município serrano o equivalente a 16.0mm/dia, totalizando até o momento um acumulado de mais de 832 milímetros chovidos e que já foram suficientes para a barragem do Pinga ter seu nível elevado em quase dois metros nos últimos sessenta dias.
Post. Francisco Freire