Alcântaras, o município cearense já contabiliza 897 diagnósticos positivo para a doença. Os dados são da plataforma integraSus e revelam que no período foram confirmados em média 2,4 casos/dia na cidade. Desse total 562 foram identificados por meio de testagem rápida e outros 331 por meio de PCR.
Se de um lado o crescimento de casos confirmados cresceu mais de 300% no último mês, o número de mortes também saltou no município e passou de quatro para treze óbitos somente em março. As estatísticas são alarmantes no lugar onde não há leitos de UTI e que depende de vagas em hospitais de Sobral para receber os pacientes com quadro mais grave. Diante do cenário de colapso no sistema de saúde publico em todo o Ceará, as autoridades de saúde fazem o apelo para que a população cumpra as recomendações dos decretos de isolamento social até o próximo dia 04 de abril como estratégia para frear o índice de contaminação.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Alcântaras teria 04 pessoas em observação na Ala Covid da UBS Antônio Rocha Freire e outros 15 casos em internamento.
Redação Online