PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ALCANTARAS E A "CULTURA"

31 dezembro, 2012


PATRIMÔNIO CULTURAL DO MUNICÍPIO ENTREGUE AS TRAÇAS

O blog alcantarense Visão Norte, postou uma matéria neste último domingo ,30, evidenciando o descaso com o patrimônio cultural popular de Alcântaras. Na matéria intitulada: Memória Aginizante o blog fala do esquecimento da história cultural da cidade serrana situada ao Norte do Ceará, uma realidade comum aos importantes monumentos que como a igreja matriz foram esquecidos e aos poucos transformam-se em pó na cidade onde apenas as Festas dançantes e religiosas são tidas como cultura.

Alcantaras que não tem livro publicado narrando sua história, também não possui arquivos que retratem o seu passado com destaque para a grande produção agrícola de farinha, feijão, algodão e café, alguns simbolicamente representados no Brasão da cidade. Na pequena cidade as ultimas três gerações se quer sabem entoar o hino municipal e conhecem o benfeitor e descobridor da cidade - João Capistrano ( também esquecido e substituído em placas inaugurativas de espaços públicos). No município onde grandes fatos da história ainda são transmitidos oralmente pelos mais velhos, a história vai sendo apagada na cidade onde o novo e moderno começam a reinar.

Confira a Matéria.
Sitio Macacos
 Quem passa em frente esta casa não sabe da importância dela no passado da região serrana de Alcântaras, e o que significava para muitos no início e metade do século passado.

Por trás desta simples residência em ruínas, retrata um passado onde a riqueza não era dinheiro no Banco, nem imóveis, veículos luxuosos, status político e etc. Aqui se tinha fartura, e em períodos de estiagem como este em que o Ceará e o Nordeste passa agora, aqui tinha trabalho e comida, que é o que interessava para todos. Da carne seca estocada nos grandes depósitos de farinha, a fartura queijo, feijão e outros.

A antiga propriedade de Joaquim Moreira Lima teve um papel importante na história da região oeste de Alcântaras, região de sítio Macacos, Silva, Prata e outras localidades, muitas famílias sobreviveram lá, pois trabalho e comida tinham sempre, mesmo nos momentos mais difíceis.
Hoje a casa se encontra em ruínas, esquecida na memória de todos, aparentemente sem o interesse de proprietários, e sem o reconhecimento e a cultura de preservação, ela tenta se manter em pé. A maior parte já foi ao chão, o restante e a fachada principal deve sumir  no próximo bom período de chuva que na teoria se aproxima.
Quem ainda quiser conhecer a propriedade e "casa sécular" denominada Sítio Bela Vista de Joaquim Moreira, fica localizada na localidade de sítio Macaco, estrada que dá acesso ao sítio Silva.

Post. Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License