Festa ocorerrá em Alcântaras de 23 à 30 de setembro ( Foto Edilson Angelo) |
A Paróquia de Alcântaras abriu na noite do último Domingo,23, o novenário em alusão à São Vicente de Paulo. Os festejos que são o segundo mais movimentado da sede, ocorrem há décadas no populoso bairro do Junco e a cada edição tem reunido milhares de visitantes e fiéis que se descolam todas as noites até a conhecida igreja para vivenciar um tempo união e oração.
Com trabalhos coordenados pela Sociedade São Vicente de Paulo, a festa é também um momento de integração e de nítida religiosidade, isso porquê segundo os vicentinos traduz o papel que a SSVP desenvolve no município e por todo as partes do mundo onde tem atuado.
" Os vicentinos se destacam pelo trabalho que fazem em prol das pessoas menos favorecidas, sobretudo em anganriar recursos para aliviar a miséria de quem está mais precisando. Mas diante de todos os que precisam, a gente ver os mais necessitados de visita, vemos como está o seu dia a dia dia e em cima disso o que a gente arrecada em um mês a gente distribui em cesta básicas, além de ainda de vermos muitas vezes o papel de água de luz" explicar o Sr José Ribamar,73, ao citar "A festa não deixa de ser um momento oportuno para a sociedade saber o papel da Sociedade São Vicente de Paulo não só em Alcântaras mais no mundo inteiro"
A mesma sensação de que os Festejos de São Vicente de Paulo traduzem a fé e reforçam a importância da solidariedade com o próximo é expresso pelo presidente do Conselho Particular de Alcântaras " O ponto chave é a religião! A gente tá vendo o crescimento do festejo e se Deus quiser o nosso festejo só vai perder para o da padroeira, porque ela é mãe de todas as festas", destaca José Ramos,67, que espera que a festa seja muito boa " Desde o ano passado deu uma alavancada muito grande e neste ano a gente teve o cuidado de fazer e mandar os convites, botar carro nas ruas, usar as redes sociais e estamos esperando uma grande festa" diz o aposentado que é há 43 anos mora no Junco
" Desde 1975 moro aqui nessa casa, é um prazer grande, a gente fica feliz em poder ajudar. Sou muito vicentino, a humildade, a história dele[São Vicente] isso me amarrou e estou podendo ajudar mais agora, tenho tempo mais disponível" relatou o ex-prefeito que também é engajado em diversos outros movimentos da Igreja Católica ao relevar que tem trabalhado em equipe para que ao futuro a intenção seja que ocorra uma missa por mês no segundo domingo na Igreja São Vicente de Paulo.
Em Alcântaras até o próximo domingo(30/09) o bairro do Junco estará em Festa e ao todo cinco equipes trabalham na infraestrutura, limpeza, recepção e organização do evento.
Post. Francisco Freire