PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

EXTINÇÃO DA ORIGEM !

13 janeiro, 2012

ÚNICO PÉ DE PAU BRASIL QUE SE CONHECE EM ALCANTARAS

aesalpinia echinata - Uma planta leguminosa nativa da Mata Atlântica conhecida pela principalmente pela cor de brasa da resina vermelha contida na sua madeira e que provavelmente originou o nome de nosso país, também é uma das espécies que encontra-se na lista do IBAMA como ameaçadas de extinção na categoria vulnerável, e na da IUCN na categoria em perigo.

Explorada em grande escala durante o Brasil Colônia, segundo alguns historiadores o Pau Brasil foi a primeira atividade econômica dos colonos portugueses na recém-descoberta Terra de Santa Cruz, no século XVI e que a abundância desta árvore no meio a imensidão das florestas inexploráveis teria conferido à colônia o nome de Brasil. Embora existam iniciativas para a preservação e reflorestamento de áreas através do plantio de sementes da importante arvore, acredita-se que o habitat natural da planta será devastado por completo no futuro. 

Entretanto a utilização do Pal Brasil como planta ornamental de jardins e canteiros urbanos parece garantir a sobrevivência da espécie, além de já existirem reservas nativas da espécie como em  São Lourenço da Mata no Estado do Pernambuco.

Em Alcãntaras-Ceará, região serrana ao norte do Ceará, mas precisamente situada na Microrregião da Meruoca ainda caracterizada como área  resquicios da Mata Atlântica pouco sabe-se sobre a existência do Pau Brasil na região, segundo os mais idosos no passado era possível encontrar a planta em vária propriedades próximo a sede do município, uma realidade bastante diferente da atualidade. Em um município onde todos os ambientes de vegetação nativa já foram explorados é impossível descrever e identificar a existência da famosa planta. 

Em 2004 muitas escolas do município realizam no dia da árvore o plantio de mudas do Pau Brasil em seus jardins e pátios, porém uma única árvore resistiu ao tempo e a ameaça humana. O único pé de Pau Brasil que atualmente se conhece em Alcãntaras está plantado no patio da Creche Maria Raulino.Com uma copa bastante desenvolvida e um tronco que já atinge mais de 12cm de espessura, a árvore é utilizada para sombrear as dependências do prédio da escola, entretanto sua real importância para o Brasil é desconhecida por muitos, inclusive pelos próprios funcionários da instituição. A árvore  declarada como Nacional pela Lei  nº 6.607, de 7 de Dezembro de 1978, parece não fazer tanta diferença em comparação a outras, uma realidade triste, que ameaça nossa identidade cultural.

Postagem: Francisco Freire
Com informações do Wikipédia
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License