População tem seguido recomendações de quarentena na cidade |
Passada a primeira semana desde o início do acompanhamento do novo coronavirus feito pela Secretaria de Saúde do município, Alcântaras apresenta cenário estável para a COVID-19.
O lugar que faz fronteira com outros quatro municípios que já divulgaram casos suspeitos e/ou confirmados, nos últimos sete dias teve dois casos notificados para a enfermidade, porém já descartou a hipótese de contaminação para o primeiro paciente, que seria uma criança de 05 anos vinda de outro Estado. No último sábado(21) onde o Governo Municipal voltou a declarar o acompanhamento dos sinais de um migrante ( sem idade, sexo e domicílio revelados) que desembarcou em um dos distritos da cidade, o boletim epidemiológico apontou para 01 caso suspeito, 01 caso descartado e para zero casos confirmados, situação que permaneceu até a tarde deste domingo.
Com uma equipe de vigilância em saúde de plantão, comunicados na rádio, redes sociais e por meio de som volante nas ruas, o município que dioturnamente tem se atentado ao risco de contaminação comunitária, informou que agora trabalha no monitoramento de quem está chegando de fora e ressalta que a população tem feito seu dever de casa. Do outro lado, a adoção de medidas mais duras também tem sido adotadas pelas Prefeituras de Coreaú que fica há 15km e de Sobral, distante a 23km de Alcântaras. Nas vizinhas Massapê e Meruoca, a situação é de alerta, porém o permanece controlada, mesma situação de Moraújo, onde não há casos suspeitos, descartados ou confirmados até o momento.
Em todo o Ceará, de acordo com o último boletim epidemiológico da SESA, cinco municípios concentram casos positivos para a doença, Aquiraz(5), Fortaleza (116), Fortim(01), Juazeiro do Norte(01) e Sobral (01), totalizando 125 casos confirmados até o momento. Em território cearense não há registros de óbitos provocados pela pandemia.
Redação BPJ Online