PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

DESCASO EM ALCANTARAS

03 abril, 2013

 HÁ ONZE MESES COMDEC AGUARDA INSTALAÇÃO DA OPERAÇÃO PIPA DO ESTADO

A velha história da indústria da seca mais uma vez se repete no Ceará. Na cidade de Alcântaras distante a 285km de Fortaleza a população aguarda a quase um ano a
implantação da Operação Pipa executada pela Defesa Civil do Estado.O município que pela terceira vez decretou situação de emergência presencia a 11 meses o descaso dos órgãos da esfera estadual para com a resolução do problema da seca na cidade.

Em maio de 2012, a CoordenadorIa Municipal de Defesa Civil de Alcântaras - COMDEC decretou situação e emergência devido a seca, e solicitou ao Governo do Estado a inclusão desta cidade na Operação Pipa, na época havia chovido durante toda a quadra chuvosa o equivalente a 320mm o que não foi suficiente para repor a água de mananciais, poços e do do Açude Pinga. 

Entretanto faltando um mês para completar um ano da solicitação os alcantarense ainda não receberam  uma gota de água diponibilizada pelo Estado. Segundo a Constram( empresa vencedora da licitação) o problema estaria inicialmente relacionado a fonte da captação, uma vez que a cidade não havia como abastecer o caminhão pipa de 16mil litros, diante da situação da COMDEC solicitou a captação de água ao SAAE de Sobral que concedeu o abastecimento. Posteriormente a mesma empresa alegou a inclinação da Serra para o transporte de água nesses caminhões, o que para eles seria perigoso. A COMDEC sugeriu que o abastecimento fosse feito em caminhões com menor capacidade ( 6 mil litros), mas o fato é que em tantas conversas  a operação nunca chegou a ser executada em Alcântaras.

Para solucionar o problema várias denuncias foram feitas a própria Defesa Civil do Estado, a Controladoria Geral do Estado e a Ouvidoria Geral do Estado. Na ultima manifestadão  a ouvidoria informou que manifestação referente ao protocolo 0430982 teria sido finalizada, e cadastrada uma nova manifestação, a qual teria sido  encaminhada para a Ouvidoria do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - CBMCE, sob o protocolo 0431768. Mas até o fechamento desta edição a denuncia estaria paralisada desde o ultimo dia 22 de março de 2013 quando foi encaminhado para a setorial responsável. Enquanto isso a cidade de Alcântaras mesmo reconhecida como município em situação de emergência, não aparece na lista das cidades beneficiadas com a operação pipa do estado, mesmo tendo solicitado a inclusão a quase um ano.

Dinheiro e mais dinheiro são destinados ao Ceará para amenizar os efeitos da seca, mas na pratica o principal atingido continua a merce da sua própria sorte. Cistenas de Placa e Polietileno foram doadas aos municípios, mas sem chuvas estes equipamentos estão longe de saciar a sede do cearense.

Post. Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License