CARNAVAL CONCENTROU 67% DO VOLUME CHOVIDO ATÉ O MOMENTO
Chuvas fizeram temperaturas caírem na cidade (Foto Freire Filho) |
Depois de seis anos de estiagem no Ceará, a expectativa é que o primeiro semestre de 2018 seja de boas chuvas no Estado.
Em Alcântaras onde as precipitações se tornaram mais intensas no inicio deste mês, até a ultima terça-feira o acumulado parcial era de 185 milímetros aponta o monitoramento feito pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos.
Tanta chuvosa tem animado moradores da sede e da zona rural do município serrano que afirmam estarem gostando do clima e que esse foi o carnaval mais frio dos últimos cinco anos." As chuvas estão dentro do que esperávamos. Está sendo uma maravilha" declarou um morador de Ventura á reportagem. " Com esse friozinho, bom mesmo é ficar em casa nesse período da Quaresma" concluiu Simão Rodrigues.
Já Fernanda Machado destacou que considera esse um dos carnavais mais molhados na cidade " Com certeza foi um dos mais chuvosos. Eu particularmente amo chuvas e para mim não foi problema ficar em casa" respondeu a comerciante.
Questionados se as precipitações já caídas podem fazer fontes d'água renascerem, alguns alcantarenses disseram que ainda é cedo para prevê que isso aconteça "O inverno começou agora ainda não posso ter certeza se vai brejar, o inverno tá bom estou gostando. Acho que não vai fazer água, mas quem sabe é Deus" informou a moradora do Sitio Bonfim, Angélica Melchior.
Com dias predominantemente nublados, as chuvas em Alcântaras tem sido demoradas o que fez as temperaturas caírem e a máxima ser de 28ºC depois de 67% do volume contabilizado nesta primeira quinzena de fevereiro terem se concentrado entre o Domingo e a Terça-Feira do carnaval. Até a próxima sexta-feira as previsões do INPE apontam para variação de nuvens e pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia. O mesmo órgão calculou a probabilidade de 80% de chuvas nas próximas 48 horas.
Post.Francisco Freire