ESBA É TEMA DE ESTUDO ACADÊMICO DA ESTUDANTE JAIANA KELLY
Gruta foi erguida por intermédio do Educandário (Foto Marcelino Junior) |
Uma pesquisa realizada por uma jovem alcantarense ajudou a resgatar com detalhes de informações o papel de um antigo “colégio religioso” que funcionou em Alcântaras na segunda metade do século XX.
De acordo com Jaiana Kelly o colégio que funcionou entre os anos de 1958 à 1968 é uma memória e representação da educação alcantarense “O educandário foi uma instituição puramente católica, marcada por aspectos peculiares da cultura escolar que delineia toda sua forma de educação e influía na vida social da comunidade” destaca a pesquisadora e acadêmica de História pela UVA.
Conhecido como ESBA, o hoje extinto Educandário Santa Bernadete funcionou â margem esquerda da Rua Joaquim Caetano, Junco, e por décadas mobilizou a comunidade alcantarense como no desfile de 7 de setembro, onde o ESBA disputava com o EMA, formado pelas escolas do município.
Foi também por intermédio da antiga escola que os pais dos alunos do ESBA sob supervisão do Vigário Monsenhor Furtado e do fundador Vicente Alcântara juntos ergueram um dos principais cartões postais do município serrano, a gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Apesar de sua grande importância para a educação alcantarense durante o século passado, os motivos que levaram a desativar o prédio que existiu até os anos 90 nunca foram revelados.
Redação Online