SEMINÁRIO DEVE FECHAR FESTA ANUAL DAS ARVORES EM 2018
Nim Indiano domina vegetação na sede urbana ( Arquivo BPJ) |
O município de Alcântaras abriu na manhã desta terça-feira(20) a edição da Festa anual das arvores 2018.
O evento realizado anualmente em todo o Estado do Ceará conta com o apoio da Superintendência Estadual do Meio Ambiente e na cidade serrana é promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente em parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA).
Em 2018, o evento que tem como encarte a árvore símbolo do Ceará, a homenagem é voltada a Carnaúba e em Alcântaras deve ter uma programação que vai desde a doação de mudas, campanha de conscientização nas escolas, visitas e identificação de nascentes e a realização de um seminário para a elaboração do Plano Municipal de Arborização e Exposição de sementes nativas.
De acordo com Antônio Costa o objetivo é reunir pessoas que se interessam e dominam o assunto com vistas a criar um programa a ser desenvolvido a longo prazo " Esse evento vai anteceder a realização de um audiência pública, que depois será solicitada à Câmara Municipal. Nossa ideia é trabalhar a questão ambiental com foco no desenvolvimento sustentável, evitando por exemplo o cultivo de espécies invasoras" destacou o gestor da pasta.
Há três anos o COMDEMA elaborou um projeto para a realização do levantamento da área verde do município. Na época da ação que deveria ser financiada com recursos financeiros do tesouro municipal foi orçado em R$ 2Mil, não teve teve recursos liberados pela Prefeitura. No mesmo lugar de acordo com o IBGE a taxa de urbanização na sede chega a 98,4% mas a maioria das espécie arbóreas cultivadas são exóticas.
Redação Online