PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CURIOCIDADES

25 março, 2014

ALCANTARAS E AS COM'FUSÕES POLÍTICAS
Emancipado há 56 anos o município de Alcântaras leva consigo muitas histórias de como foi sendo escrita as páginas de sua vida política. Na pequena cidade, originada da coirmã Meruoca os capítulos da novela política já renderam grande audiência e polêmica nas últimas cinco décadas.
 Iniciada com uma "aversão" a candidatura de políticos de Meruoca para também administrarem o antigo Distrito de Alcântaras, o pequeno lugarejo conseguiu no passado eleger um de seus filhos como primeiro prefeito de Meruoca, que inclusive administrou sem ter um vice, mais tarde os gregórios que fortaleceram-se na política local conquistaram a emancipação de Alcântaras e por quarenta anos lideram a política alcantarense até que em 1996 o ex-prefeito Joaquim Ximenes de Carvalho ( Quinca Tiburcio) assumisse o paço municipal. Anteriormente aliado com Raimundo Gomes Sobrinho ( Raimundo Manduca) que foi seu vice no primeiro mandato (1996-2000) a política de Alcântaras dá uma segunda reviravolta quando Quinca Tibúrcio disputa as eleições municipais  de 2000 contra Raimundo Manduca, sendo agora o vice de Quinca o Sr.Gerardo Messias e de Raimundo Manduca o Sr.Manoel Gualberto. 
Vencedor nas eleições Quinca Tibúrcio passa a assumir novamente a prefeitura, mas antes do mandato tem seus direitos políticos suspensos e quem assume o Executivo de Alcântaras é Gerardo Messias que recusa-se a entregar o cargo para Raimundo Manduca ( vencedor das eleições municipais em 2004).Alguns anos depois Gerardo Messias, antigo opositor de Raimundo Manduca alia-se a este que em 2010 também tem seus direitos políticos suspensos, passando a assumir a Prefeitura Antônio Marcos que disputa as eleições suplementares da cidade contra Eliésio Fonteles em 2011 que é taxado de forasteiro. Em 2012  João Lira que é apoiado por Antônio Marcos e  natural de Fortaleza disputa as elições com Eliésio Fonteles que assume novamente a Prefeitura de Alcântaras, voltando a aliar-se a Gerardo Messias e em 2013 supostamente lança uma proposta de aliança com Raimundo Manduca. 
Já no Legislativo Municipal, onde o caso mais notável foi as diversas migrações de José Maurício de Carvalho entre bancadas de oposição e situação, um novo caso ocorre em 2013 quando José Cunha Freire anteriormente opositor a Eliésio Fonteles agora se une a situação e é criticado pelos antigos aliados. Alguns Meses depois alguns vereadores de situação e oposição que até agora trocavam insultos, acusações e que criticam a migração de José Cunha Freire lançam uma pré-candidatura mista com legisladores de lados A e B para disputarem em 2014 as eleições internas do Parlamento Municipal. Entre altos e baixos, vai e vem e tapas e beijos a novela da política alcantarense continua a ser escrita considerando o ditado popular" Faça o que lhes digo, mas não faça o que eu faço" e assim como em outras tramas brasileiras nunca é sabido ao certo quem é mocinho ou vilão.

Post.Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License