PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SITUAÇÃO HIDRICA EM ALCANTARAS

14 agosto, 2013

SEDE URBANA PODERÁ SER ABASTECIDA POR CAMINHÃO PIPA

A situação hídrica do município de Alcântaras, Zona Norte do Ceará tem deixado em alerta
as autoridades de Defesa Civil da cidade.

Em Alcântaras, onde desde o ultimo dia 06 de agosto deixou de ser captada água do Açude Pinga, devido seu esvaziamento por inteiro, a água nas torneiras de muitos usuários do serviço de distribuição da Cagece também deixou de chegar. Em contrapartida a empresa responsável pelo tratamento e abastecimento da sede do município teria iniciado a perfuração de poços na bacia do reservatório, bem como na zona urbana , afim de injetar 10 equipamentos na rede de distribuição.

 Segundo o escritório local são consumidos  por hora cerca de 22 mil/litros na cidade, e a perspectiva é que a somatória de  constância de vazão dos poços seja de 34mil/hora,ou seja, 12 mil litros a mais do que o consumido. Ainda segundo a Cacege a previsão é que a sede de Alcântaras volte a ser abastecida em sua normalidade até o final de agosto, isso porquê a empresa ainda aguarda a instalação elétrica de alguns poços no Açude, serviço este que deve ser executado pela Coelce.

 A empresa ainda informou em reunião extraordinária da COMDEC ocorrida nesta ultima segunda-feira,12, que estudos sobre a possibilidade de refaturamento das contas de água estariam sendo analisados pela Diretoria Regional, e caso o consumo neste período tenha sido inferior a 40% os usuários poderão ser isentos de quaisquer pagamento. Sobre as ações emergências para garantia de água em Alcântaras a Cagece haveria enviado a Coordenação Municipal de Defesa Civil de Alcântaras um relatório descritivo das ações executadas de dezembro passado até julho de 2013. Entretanto, considerando a grande procura de água de chafarizes da sede e a injeção de poços destes na rede de distribuição o que poderia exaurir os recursos, membros  da COMDEC sugeriram solicitar a própria Cagece e, se for o caso da Defesa Civil do Estado a inclusão da sede de Alcântaras  e de outras sets localidades na Operação Pipa. A justificativa para tal decisão estaria relacionado a não disponibilidade de água no maior bairro da cidade ( Bela Vista) devido o nível em comparação ao centro e paralisação de abastecimento na Comunidade do Sitio Espírito Santo. Ainda segundo membros da COMDEC, a cobrança de fatura deveria ser suspensa, entendendo que mais de 40% dos poços injetados na rede são pertencente ao poder publico municipal e deste modo os gastos com serviços prestados pela cagece  seriam reduzidos.

Post.Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License