PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL PARA A JUVENTUDE RURAL
Todos devem saber que atualmente existem uma vasta diversidade de juventude, fala-se até em JUVENTUDES, e a Juventude Rural têm destaque, com um papel importantíssimo para o progresso da sociedade. Em Alcântaras, essa juventude também é esquecida, ao ponto de se observar o esvaziamento desse povo na zona rural, hoje a expectativa é completar a maioridade e ir em busca de emprego longe do lar, uma situação no mínimo triste, e acima de tudo preocupante para o futuro do município. Já refletiram sobre isso?
Pois é, mas o Governo Federal oferta uma alternativa que pode ajudar bastante nossos jovens dos sítios, mas o Governo Municipal deve correr atrás, e até agora estamos em total descaso quanto a isso.
- Formação Cidadã e Agroecológica com Capacitação em Tecnologias sociais e de Produção para Geração de renda;
- Integração com as políticas públicas que possam atender a juventude rural;
- Projetos de geração de renda (agrícolas e não agrícolas).
O programa está estruturado a partir dos seguintes eixos:
- Eixo 1 – Acesso à terra e serviços essenciais para a produção rural e sustentável: propiciar aos jovens rurais condições para a sucessão rural com acesso à terra e à reforma agrária, que envolva um conjunto de políticas públicas para viabilizar a produção e renda no meio rural, potencializando o desenvolvimento rural sustentável.
- Eixo 2 – Educação do Campo: apoiar a efetivação da educação pública do e no campo, gratuita e de qualidade em todos os níveis e modalidades de ensino (infantil, fundamental, médio, técnico e superior), garantindo acesso e permanência na escola, superando o analfabetismo e promovendo a educação continuada.
- Eixo 3 – Geração de Renda e Trabalho Digno: criar políticas públicas de fomento específica para a juventude da agricultura familiar camponesa e dos povos e comunidades tradicionais, fortalecendo iniciativas de geração de renda para os e as jovens rurais, além de promover o associativismo, o cooperativismo e formas de economia solidária.
- Eixo 4 – Esporte, Cultura e Lazer: promover o acesso a políticas e programas que contribuam para a interiorização e a universalização do desenvolvimento cultural, esportivo e do lazer, valorizando e fortalecendo as práticas culturais e esportivas locais.
- Eixo 5 – Habitação e Saúde: contribuir para a universalização da infraestrutura no campo, com acesso ao SUS e moradia digna.
- Eixo Transversal – Cidadania, Participação Social, Equidade: garantir à juventude rural o direito à cidadania, fortalecendo a participação social e o controle social das políticas públicas nos conselhos de juventude e de desenvolvimento territorial; promover a equidade de gênero e raça/etnia e ações intergeracionais; aprofundar o conhecimento sobre a juventude rural brasileira; avançar no enfrentamento ao preconceito social e cultural vivenciado pela juventude do campo e ampliar o acesso a tecnologias da informação e comunicação.
Precisamos de Políticas Públicas para a Juventude já! Ou teremos um futuro sombrio! O que a Juventude da zona rural tá fazendo hoje?
Texto: Douglas Alcântara