BARRAGEM QUE ABASTECE ALCANTARAS ESTÁ COM
MENOS DE 3% DE SUA CAPACIDADE TOTAL
![]() |
| Imagem registrada na última segunda-feira, 12 de maio de 2013 |
O único reservatório de água superficial que abastece a sede do município de Alcântaras-Ceará parece agonizar com a proximidade de seu esvaziamento por total.
Desde sua construção, ocorrida há 20 anos atrás, quando o então Governador da época Ciro Ferreira Gomes inaugurou em 1993 o Açude Pinga, esta será a primeira vez que a cidade a pequena cidade serrana situada ao Norte do Estado ver o chão rachado do reservatório responsável por atender a demanda de 540.000 litros de água por dia.
A situação do Açude Pinga que vem sendo acompanhada desde junho passado pela imprensa local de Alcântaras que sempre tem reportado assuntos referentes ao estado hídrico da barragem, tem ganhado maio destaque nos últimos meses, isso porquê mesmo como pouquíssimas chuvas na região,o reservatório ainda resiste a forte estiagem que assola o Nordeste.
Em postagem feita no inicio desta semana, o blog Visão Norte noticiou como irreversível a situação do açude para este ano de 2013 usando para ilustrar tal situação o cenário da barragem que hoje encontra-se com menos de 3% de sua capacidade total devido o não sangramento que ocorre pelo segundo ano consecutivo.
O cenário é assustador considerando que os mais de 244.000m³ antes armazenados hoje resumem-se a uma pequena lagoa no interior do açude acompanhada de grandes bancos de areia, rochas e troncos de árvores antes submersos. Segundo a Cagece que afirmou está trabalhando para não deixar que água falta às torneiras do alcantarenses, o tempo de vida útil do Açude Pinga é estimado até o final do mês que vem, momento onde encerra-se a quadra chuvosa e que este pode esvaziar-se por inteiro.
Post.Francisco Freire
imagem: Edilson Angelo

