PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CURIOSIDADE

21 dezembro, 2010

DO BLOG DA ECOS - PARTE II

LIGAÇÕES ENTRE ALCANTARA-MA E ALCANTARAS-CE

No último dia 18.12. iniciamos um ciclo de postagens referentes as cidades de Alcântara na Espanha,Alcântara- Maranhão e Alcântaras-Ceará.

Hoje você entenderá melhor quais os fatores que levaram estas duas últimas a terem nomes bem parecidos.

Apesar de muito antiga. não  se pode precisar a fundação de Alcântara, mas o certo é que em 1612 já havia um aglomerado de aldeias das quais ela fazia parte com o nome significativo de Tapuitapera (terra dos índios).Indicios apontam que Franceses habitaram a área travando conflito contra os índios. 

  A cidade tornou-se importante ponto de ligação por vias fluviais entre São Luís e Belém e serviu de base para os portugueses na expulsão dos holandeses em São Luís. Logo depois, em 1648, foi elevada a vila de Santo Antônio de Alcântara (esta palavra, de origem árabe, significa A Ponte e remete a uma antiga ponte romana de um sítio nos arredores de Lisboa, cidade de origem do donatário da capitania de Cumã, Antônio Coelho Carvalho). E só depois então foi elevada à condição de cidade com a denominação de Alcântara, pela lei provincial nº 24 de 05-07-1836.

A cidade de Alcântara-MA,constituiu no passado um grande polo histórico-político- econômico, decorrente da plantação e engenhos de cana, cuja produção era levada de barco até São Luís, onde se concentravam o comércio e os serviços.

Tanta prosperidade econômica criou uma verdadeira aristocracia em Alcântara. As famílias abastadas pautavam-se pelas últimas modas inglesas e francesas, importando produtos e costumes. Uma visita do imperador D. Pedro II, que acabou nunca aparecendo, tornou-se motivo de disputa entre duas poderosas famílias da cidade. 

Os filhos dos senhores e barões iam estudar na Europa, formando uma elite intelectual que gerou governadores da província do Maranhão e representantes na Câmara e Senado do Império.
 No entanto apesar do intenso crescimento Alcântara mergulhou em declínio no final do séc. XIX, para nunca mais se recuperar: abolição da escravatura, evolução de técnicas agrícolas, exploração excessiva do solo,  lutas pela Independência do Brasil, maior facilidade no transporte da produção de outras áreas do país. 

Em 1896 a população se reduz a 4.000 habitantes, a Igreja Matriz está fechada e as plantações de algodão quase não existem mais. O patrimônio histórico da cidade sofreu inúmeras baixas, desde o roubo de peças das casas por colecionares e moradores até confisco de peças da igreja pelo governo federal em 1889. Estes saques, aliados a um total descaso pelas construções, significaram a decadência definitiva para a memória de Alcântara.
O conjunto de sobrados que sobreviveram ao descaso e ao tempo, alguns com paredes de pedra e cal e ainda com fachadas revestidas por azulejos portugueses, foram tombadas pelo Iphan em 1948 como Patrimônio Nacional. 
No histórico acima descrito,é notável que a cidade tenha descendência espanhola,quando cita que seu donatário residia em Alcântara  na Espanha, sendo assim herdado o mesmo nome da sua cidade durante a elevação do lugar a município.
IMAGENS DE ALCÂNTARAS-MA 
Na próxima postagem você entenderá qual a ligação de Alcântaras no Ceará, com estas outras duas. Aguarde!

21.12.2010
Secretaria Institucional da ECOS
Com informações do IBGE
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License