PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

IMAGEM DA SEMANA

05 setembro, 2011

PROPOSTA DE NOVA BANDEIRA MUNICIPAL DE ALCANTARAS-CEARÁ

Nesta última semana o informativo o SERRANO trouxe uma noticia que merecidamente achamos ser interessante como matéria do quadro a imagem da Semana, publicada todas as segundas-feiras pelo blog Portal Jovem. 


proposta da nova bandeira
Devido a matéria de capa da edição 71 do SERRANO (“História de Alcântaras no Ensino Superior”, pág.1) que mencionou que os alunos do IFETE irão se reunir para promover um baixo assinado e apresentar na Câmara Municipal com o objetivo de oficializar o Hino Municipal de Alcântaras-CE.O Senhor Francisco Vieira Lúcio que trabalha da Junta Militar do Município  acionou a equipe do informativo expedido semanalmente pela ECOS. Francisco, ou popularmente, Chiquim se interessou bastante pela matéria do SERRANO da semana passada ( 27.08.11)e afirmou que não haveria a necessidade de se fazer um baixo assinado para oficializar o Hino, pois na Câmara Municipal do Alcântaras já teria o projeto de lei que o oficializa, mas esse projeto se encontra arquivado, o que se deve ser feito é colocar em votação e discussão pelos vereadores, e com o incentivo, vontade e pressão da população ele vir a ser aprovado. 



Chiquim falou ainda para a equipe do Periódico sobre um outro projeto de lei que se encontra também arquivado da Câmara, é o de nº 4/2007 datado de 1 de agosto de 2007 relatado pelo vereador na época Francisco Silvano Freire. Tal projeto de lei teria seu conteúdo voltado para a alteração do Brasão e da Bandeira do Município de Alcântaras - Ceará. As alterações foram idealizadas pelo próprio Francisco Viera, com a colaboração do Sr. João Lauriano e Sr. Joaquim Benício Filho, o motivo das alterações segundo Francisco Vieira seria adequar nossos símbolos à História de nosso município, pois os atuais símbolos não condizem a  história do município, apenas foram sobrepostos  de forma nada original e até hoje vigora. Segundo ele "a Bandeira seria uma cópia da espanhola, onde possui suas cores e símbolo central totalmente sem nexos com a história de Alcântaras Ceará."


A Bandeira atual do Município possui a predominância de duas cores, 20% vermelho e 80% amarelo, o símbolo central recebe o nome de Cruz Espanhola, e apenas representam a origem da primeira família que chegou e estabeleceu-se em solo alcantarense (família de João Capistrano).


A lei  sancionou a Bandeira atual no ano de 1980(31 anos atrás), seu nº é 197/80 e o prefeito que a sancionou foi Joaquim Cunha Freire.


Em 2007 o projeto de lei foi enviado para a Câmara com o objetivo de modificar o brasão e a bandeira municipal de forma a ser um símbolo da história do município. Entretanto quando o projeto de lei chegou às mãos dos vereadores foi dado um prazo de 3 meses para ser avaliado, mas perdura há 4 anos e nenhum parecer foi emitido pelo Poder Legislativo municipal.


O novo projeto de lei  propõe que  o  brasão tenha a forma de um escudo samníticpo e seja incorporado ao centro da bandeira municipal. A face superior do escudo deverá ter a forma de dentes de serra. O escudo será subdividido em quatro quadrantes; o quadrante superior direito e inferior esquerdo terão a cor verde, representado a Serra da Meruoca; o quadrante superior esquerdo terá a cor branca contendo o desenho de uma ponte com cinco arcos que significa o étimo da palavra Alcântaras de origem árabe; o quadrante inferior direito terá a cor azul celeste contendo uma cruz amarela, que representam o Manto da padroeira da cidade  (Nossa Senhora do Perpétuo Socorro) e a cruz representa a fé cristã dos alcantarenses. Haverá um listel em baixo do escudo contendo a frase: “ Alcântaras – 1957” , indicando o ano de emancipação política. O Brasão possuirá duas ornamentações: no lado esquerdo um ramo de São José, que representa o antigo Sítio São José dos Alcântara, que originou a cidade; no lado direito um ramo de café, representando a origem e a vocação da agricultura alcantarense; e na parte superior a ornamentação terá uma cruz branca com um contorno vede, onde em suas pontas haverá três extremidades  e envoltórios centrais, simbolizando a criação da paróquia de Alcântaras.


A Bandeira do Município possuirá o brasão como símbolo central e três faixas horizontais: a faixa superior terá a cor azul royal, que representa o céu de Alcântaras em pleno verão; a faixa inferior será da cor vermelha e a central amarela, representando a descendência espanhola da família primeira que chegou aqui. No centro haverá um círculo branco na qual será posto o brasão como já mencionado.


Ainda segundo o informativo o Serrano o Senhor Francisco Vieira deixou para todos os alcantarense o seguinte questionamento: “ Porque não aprovar os novos símbolos e o Hino do Município, já que representam de fato nosso povo e nossa história?”.


A Materia evidenciada acima foi extraída da 72ª edição do informativo semanal o Serrano publicado neste ultimo dia 03 de Agosto. Para o blog Portal Jovem a proposta do projeto de Lei sugerindo as modificação dos símbolos oficiais do município é uma questão polêmica, no entanto bastante interessante e reflexiva o que ao nosso ver deveria ser apresentado ao publico e decidido através de plebiscito. Em outras postagem nosso blog já mostrou as semelhanças entre nosso município e outras cidades do Brasil e da Espanha que levam o mesmo nome.Confira: LIGAÇÕES ENTRE ALCANTARAS E ALCANTARA-MA III LIGAÇÕES ENTRE ALCANTARA-MA E ALCANTARAS-CE PARTE II, LIGAÇÕES ENTRE ALCANTARAS-CE, ALCANTARA -MA E ALCANTARA NA ESPANHA.

Postagem: F.F.C.Filho
Texto e foto: Douglas Alcântara

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License