TRÊS MORADORES PERDERAM A VIDA APÓS ACIDENTES NOS ÚLTIMOS 60 DIAS
Dezenas e cruzes foram construídas ao longo da CE 241 (Foto. Reprod.) |
O município de Alcântaras. zona norte do Ceará, registrou nos últimos 'dez anos' um total de 26 mortes envolvendo acidentes de trânsito. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e fazem parte das estatísticas anuais do Programa de Acompanhamento de Acidentes no Trânsito (PACE).
Somente em 2016, a cidade com quase 12 mil habitantes contabilizou nove(09) mortes, número menor apenas que o dos municípios de Camocim, Coreaú, Granja, Massapê e Sobral dentre as vinte e seis cidades que integram a regional de Sobral. Os números indicam ainda que a cada ano foram em média contabilizados oficialmente pelas autoridades de trânsito seis acidentes com registros de feridos e deste metade apresentaram mortes com vítimas fatais.
Os dados são alarmantes e já desencadearam que o município esteja entre as cidades do Estado onde o uso do capacete será obrigatório a partir de fevereiro. Ainda considerando o número de mortes e acidentes no trânsito, o prefeito da cidade já assinou o acordo de cooperação para implantação do Programa Sinalize, porém ainda é preciso que a comunidade se conscientize afim de evitar trágicas mortes no trânsito como as três recentes percas envolvendo moradores da cidade que morreram após envolver-se em acidentes de trânsito em estradas de dentro e fora do município. Os dados foram analisados compreendem apenas o período 2006-2016, as estatísticas para o ano de 2017 ainda não foram divulgadas.
Post.Francisco Freire