PROBABILIDADES PARA 2018 SERÃO APRESENTADOS NO XX WORKSHOP DA FUNCEME
Açude Pinga está seco desde agosto de 2013 (Arquivo BPJ) |
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos hídricos pretende divulgar o prognóstico da 'quadra chuvosa' no Ceará durante a culminância do XX Workshop Internacional de Avaliação Climática do Semiárido Nordestino, programado para acontecer entre os dias 18 e 22 de janeiro.
O encontro sediado em Fortaleza deve contar com a participação de especialistas do órgão estadual, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climático do INPE, da UFC e UECE que juntos devem anunciar as probabilidades das precipitações para o trimestre Fevereiro, Abril, Maio no Ceará com as respectivas projeções das chuvas ficarem abaixo, dentro ou acima da média.
Em 2017, a Funceme previu chuvas dentro da média histórica no Estado e o primeiro trimestre do mesmo ano acumulou 530 milímetros, situando ainda 10% abaixo da média histórica. No mesmo período Fevereiro apresentou um desvio positivo de 32,4% e foi considerado o mês mais chuvoso no ano passado.
Já o município de Alcântaras, que também sofre com a seca desde 2012, de acordo com a mesma fundação o acumulado da quadra chuvosa em 2017 ficou 24,60% abaixo da média histórica o que levou a Prefeitura a decretar em novembro situação de emergência.
Redação Online