PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CAFÉ DE SOMBRA DEIXA DE SER PRODUZIDO EM ALCÂNTARAS

06 janeiro, 2018

 PLANTIO EM 2016 ERA DE APENAS DOIS HECTARES SEGUNDO O IBGE
Mudas doadas pelo Instituto Carnaúba em 2013 (Foto reprodução)
Uma das atividades agrícolas citadas como integrante da base econômica de Alcântaras tem perdido espaço nas últimas décadas e praticamente deixou de ser produzido no município serrano. 

Produzido em grande escala na segunda metade do século passado, o café de sombra fazia parte da colheita dos municípios de Alcântaras e Meruoca mas apresentou declínio e segundo o acompanhamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016 se restringia a 2 hectares em território alcantarense. 

De acordo com Bertoni Vasconcelos, a queda na produção de café no município estaria associado aos impactos de benefícios sociais como o Bolsa Família. Para o pesquisador os agricultores não querem mais viver da roça de há mais de uma década a produção vem caindo "Desde 2003 a produção vem sendo reduzida. A medida que os repasses do Bolsa Família foram crescendo, a produção agrícola em todos os cultivos foi diminuindo" destaca o professor ao afirmar que em no ano de 2016 os repasses do PBF chegaram aos R$3 milhões no município.

Arbusto que contribui para a geração de renda e preservação ambiental, o café ainda é altamente produzido na Serra do Baturité no Ceará, onde uma faixa de 32.690 hectares é cultivada de acordo com o Sebrae. Na Serra da Meruoca em 2013, um projeto do Instituto Carnaúba chegou a distribuir milhares de muda de cafeeiros, mas a estiagem que castiga o estado disseminou praticamente quase toda a plantação. 

Post.Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License