PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SANTA É MADRINHA DE MUITOS ALCANTARENSES, DIZ HISTORIADOR

23 outubro, 2017

ARQUIVOS INDICAM NOSSA SENHORA EM REGISTROS DE BATISMOS
Novena da Festa da padroeira vista do alto (Foto Weyder Freire)
Povo de grande fé e de visível religiosidade os alcantarenses festejam com alegria o novenário em alusão à Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. A festa que ocorre desde 1908 é uma das mais antigas da Serra de Meruoca e marca o período de maior movimento em Alcântaras no Ceará.

No jovem município de apenas 59 anos, a "Festa de Outubro" com assim ficou conhecida é acompanhada de acontecimentos e curiosidades que ao longo dos último século foram sendo resgatados e repassado às novas gerações.

De acordo com Bertoni Vasconcelos, nem sempre o novenário ocorreu no mês dez. Em suas pesquisas feitas junto aos arquivos da Paróquia de Meruoca, o historiador identificou que por alguns anos a festa ocorria em novembro. mas que a safra de castanha. a renda das colheitas da roça, foram determinantes para a mudança da data para Outubro.

Ainda acordo com o professor, outro fato importante, arquivado nos registros eclesiais é a citação de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro enquanto madrinha de muitos alcantarenses

" Uma prática bem comum antigamente era a oferecer a criança ao santo como afilhada, além dos padrinhos humanos, a criança recebia como padrinho ou madrinha, se tornando o seu santo protetor" Esse detalhe era bem marcante na fé do alcantarense, em alguns registros de batismos constam nomes de alguns santos", escreveu Vasconcelos no livro Alcântaras III Séculos de História.

Dentre outros importantes acontecimentos catalogados no antigo São José dos Alcântara, já fazem parte da memória a demolição da antiga Matriz para a ereção de um novo templo  que hoje abriga a sede da paróquia.

Post.Francisco Freire

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License