PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

MATRIZ DE ALCÂNTARAS GANHA ILUMINAÇÃO TEMÁTICA

14 outubro, 2017

CARTÃO POSTAL REFERENCIA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA
Cartão postal recebe iluminação em alusão à campanha (foto Freire Filho)
A Igreja Matriz de Alcântaras, zona norte do Ceará, recebeu na última sexta-feira(13) iluminação temática em alusão ao Outubro Rosa.

O templo que ganhou novos tons em alguns de seus refletores foi escolhido no município como monumento de referência a uma campanha nacional de enfrentamento a segunda maior causa de morte entre mulheres das Américas.

Na cidade onde uma Missa em Ação de Graças também homenageou mulheres que morreram lutando contra o câncer de mama, emoção, oração e apoio à pacientes em tratamento e familiares marcaram a noite de ontem quando centenas de pessoas participaram do rito religioso na Paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. 

Para Wyrna Freire a campanha é muito importante nos serviços de atenção básica à saúde mas há riscos de muitas campanhas não serem efetivadas em ações enquanto a enfermagem não for respeitada.

" A Enfermagem é a porta de entrada dos serviços de saúde e somos nós que dedicamos o trabalho mais próximo aos pacientes. À enfermagem precisa ser respeitada", destacou Wyrna ao evidenciar sua insatisfação quanto a uma liminar que limita ações preventivas do enfermeiro como a solicitação de exames e tratamento precoce o que na visão da profissional pode acarretar sérios prejuízos à saúde pública.

A mesma preocupação também é compartilhada por Marise Ponte, que destacou a fundamental importância da campanha na conscientização do alto exame e o possível diagnóstico precoce.  

"Penso na população uma vez que tivemos nossas atribuições reduzidas. essa denuncia do CFM impossibilita que nos avaliemos e solicitemos exames que antes eram protocolos da atenção primária", relatou a enfermeira citando que há precariedade de médicos para atender a população, principalmente nos pequenos municípios.

A campanha Outubro Rosa segue em todo o Brasil até o final deste mês. Em Alcântaras além do ativismo promovido pela Secretaria de Saúde, outras pastas como Cultura e Ação Social também abraçaram a causa em 2017.

Post. Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License