PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

AÇUDE DE MERUOCA CHEGA À NOVEMBRO COM RESERVA DE 71%

30 outubro, 2017

 JENIPAPO É RESPONSÁVEL PELO ABASTECIMENTO PARA MAIS DE 10 MIL PESSOAS
Acude Jenipapo ao fundo (Foto reprodução)
A seca que já atinge todo o território cearense tem revelado no último semestre índicesalarmantes quanto ao aporte hídrico do estado e a real situação de muitos reservatórios do interior como é o caso do Castanhão com 3% de seu volume total.

No Ceará, onde em novembro somente um açude deve continuar com volume acima dos 90%, outros 118 estão já apresentam menos de trinta por cento de sua capacidade o que  representa um aporte de apenas 8.8%  de toda a reserva  monitorada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Do outro lado as melhores reservas de água bruta situam na porção litoral norte onde bacias como a da  Serra da Ibiapaba, Litoral  e Coreaú, contam com acumulado que variam entre 22,60 à 60% respectivamente.

Outros açudes com índices satisfatórios são o Jenipapo, que é responsável por abastecer uma população de mais de 10 mil pessoas distribuídas entre os municípios de Alcântaras e Meruoca e que deve entrar em novembro com 71,71% do seu espelho d'água, ficando atrás somente do Acaraú Mirim, em Massapê que hoje tem um volume de 29,6hm. Apesar de uma maior oferta de água, moradores dessas regiões devem ficar atentas ao desperdício de água e uso racional do líquido, entendendo que várias cidades dependem de ações emergenciais de convivência com a seca, como é o caso do abastecimento feito por adutoras de montagem rápida, perfuração de poços profundos e distribuição em carros pipa.

Post.Francisco Freire

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License