UNIÃO NÃO RECONHECE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM ALCANTARAS
Apesar da Prefeitura de Alcântaras prorrogar pela nona vez a situação de emergência devido a seca, a União não reconheceu para este ano a cidade entre as gravemente afetadas no Ceará.
Na última relação do Governo Federal publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira,18, sessenta e sete municípios cearenses são listados, mas a pequena cidade serrana não aparece entre as com situação reconhecida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil ( Cedec).
Alcântaras que enfrenta problemas causados pela estiagem desde 2012 ainda não entrou no plano de trabalho da Operação Carro Pipa 2015 e até o momento não teve laudo técnico da perca na lavoura divulgado pela EMATARCE. Apesar de apresentar um volume de chuvas maior que os anos anteriores, a tendência é que a partir de agora as chuvas se tornem mais escassas na cidade e a crise no abastecimento de água possa voltar a ser registrado entre o período de junho a outubro do ano corrente.
Em todo o Brasil o reconhecimento federal de situação de emergência permite que as populações dos municípios tenham acesso a programas da União capazes de diminuir os efeitos da estiagem, como a compra de milho mais barato para alimentar animais, o refinanciamento de dívidas rurais e a bolsa-estiagem. Em todo o Estado além das cidades com situação já homologadas, mais 28 devem ter situação reconhecida em Decreto Estadual nesta semana e outros 47 municípios estão com situação sob analise.De acordo com a Cedec, os municípios que não aparecem na lista podem a qualquer tempo solicitar analise documental de problemas causados por fenômenos natural. No município, caso a situaçaõ da estiagem de sagrave ainda mais um novo Decreto Municipal poderá ser publicado em até 90 dias de acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC).
Post.Francisco Freire