APENAS 15,24% DOS BOVINOS TIVERAM DECLARAÇÃO HOMOLOGADA PELA ADAGRI
Passado dezoito dias desde o lançamento da primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa no Ceará, cerca de 86% dos criadores de bovinos de Alcântaras, na Zona Norte, já vacinaram seus rebanhos. Apesar da participação dos pecuaristas o número de animais cobertos nesta primeira fase da campanha é de apenas 206 cabeças segundo o último relatório de adimplentes da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará.
Na pequena cidade serrana, segundo a Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente (SEDAMA) existem cadastrados junto a ADAGRI 151 criadores que juntos concentram um quantitativo de 1312 animais em todo o território municipal e até o momento somente 15,24% dos pecuaristas declararam vacinação junto aos órgãos competentes, estando inadimplentes um percentual de 84,76% de todo o rebanho que teoricamente estariam sob o domínio de 21 criadores.
O Ceará que já é considerado pelo MDA como área livre com vacinação deve concluir esta primeira etapa até o próximo dia 30 de maio. Os criadores que não vacinarem seus animais contra a aftosa, estão sujeitos a fiscalização in loco e podem ser multados em R$ 16 por animal não vacinado.
Post.Francisco Freire