PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CURIOCIDADES

11 março, 2014

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM CAETANO XIMENES ARAGÃO?

A história de Alcântaras é ausente de importantes, dados, acontencimentos e tradiciões do povo que habitou esta terra mesmo antes de sua colonozição. Neste sentido a busca por informações que verdadeiramente reflita a história de nosso povo e suas verdadeiras raízes tem sido um trabalho constante de alguns poucos alcantarenses que dedicam parte do seu tempo a pesquisar fotografias e outros registros que compõe estes mais 117 anos de descobrimento,

Desta forma por muitas vezes, como blogueiros e filhos desta amada terra temos buscado também pesquisar arquivos e informações importantes que enrequeçam nosso conhecimento a cerca de quem nos antecedeu e a forma de vida das pessoas que habitaram nosso municipio em  décadas atrás.

Considerando estes aspectos trazemos nestas postagem uma importante fato que faz parte da história de nossa terra. Em uma pesquisa realizada na internet, precisamente no site Wikipédia descobrimos que Alcântaras teve um ilustre filho.

Caetano Ximenes de Aragão era filho do Primeiro Prefeito de Alcântaras,estudou em conceituados colégios particulares cearenses, formou-se medicina pela UFB, foi medico do HGF e IJF ( em Fortaleza);foi membro da Academia Cearense de Medicina, Cadeira Nº. 29; Fez clinica geral; Pertenceu à Diretoria do Centro Médico Cearense e foi Secretário do Conselho Regional de Medicina do Ceará além de Poeta de fina inspiração. Este ilutre filho após já graduado retornou a terra natal e passou a consultar, gratuitamente, durante um mês,  os pobres do município de Alcântaras. Faleceu em 14 de junho de 1995 acometido de uma grave infermidade. É considerado um dos mais importantes escritores cearenses, com obras arquivadas na Secretaria de Cultura do Estado, bem como homenageado através do Edital Prêmio Literário para Autor (a) Cearense, a maior premiação para a literatura na história do Estado do Ceará.

BIOGRAFIA - CAETANO XIMENES DE ARAGÃO 


Caetano Ximenes de Aragão
Caetano Ximenes de Aragão nasceu em 24 de fevereiro de 1927, em Alcântaras, Ceará. Filho de Roberto e Edite Ximenes de Aragão, concluiu o curso Primário em Sobral. Na década de 40, seu pai o matriculou no Colégio Castelo Branco, em Fortaleza. Após a conclusão do Ginasial, e por não haver escola médica no Ceará, dirigiu-se a Salvador, Bahia, onde concluiu o Científico, ingressando - o mais jovem entre os colegas - na Faculdade de Medicina da Universidade Federal. Graduado em 1952, foi orador de sua turma. Clínico, regressou a Alcântaras onde passou a consultar, gratuitamente, durante um mês, para os pobres do município, logo depois exercendo o ofício em Tianguá. Médico de natureza extremamente humanista e coletiva, exerceu sua admirável carreira em Fortaleza no Hospital Geral (HGF) e Instituto José Frota. Talvez como compensação às dores que presenciou, confeccionou os versos que, em 1975, enfeixaram O Pastoreio da Nuvem e da Morte, seu primeiro livro, prefaciado pelo amigo Francisco Carvalho. Dividido entre a Medicina e a Literatura, participou, em 1979, da Revista Siriará, com o poema “Do Gênese”. Em 1980, viria o épico livro-poema Romanceiro de Bárbara, em que ainda mais amplamente apareciam os anseios de transformação social do Poeta, simpatizante confesso do Socialismo. Seguem-se Sangue de Palavra (1981), Canto Intemporal (1982) e Caetanias (1985). Foi, então, acometido de grave enfermidade que, em apenas dois meses, em 14 de julho de 1995, o fez desviver. Deixou inéditos o humorado Ilha dos Cornos e Canto pela Paz, ambas publicações póstumas de 1996 e 2004, respectivamente.

 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
Postagem Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License