PROGRAMA ATLETA NA ESCOLA É IMPLANTADO NO MUNICÍPIO
A cidade de Alcântaras está entre os 152 municípios cearenses que aderiram o programa Atleta na Escola.
O programa que tem por objetivo incentivar a pratica esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte,desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre
estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e
identificar e orientar jovens talentos foi implantado no município serrano no último mês através da Secretaria do Desenvolvimento da Educação Básica.Divididos nas fases escolares, municipal, regional,estadual e nacional o Programa Atleta na Escola tem como foco central a Copa do Mundo de 2014.
Em Alcântaras sete escolas participarão do programa e deverão realizar até o dia 10 de junho de 2013 a 1º fase. Posteriormente a competição passa a ser a nível municipal entre escolas da mesma cidade, passando para as etapas municipal-regional, Estadual e Nacional.
Na pequena cidade serrana as Escolas Eraldo Amador da Silva ( Sitio Belém), Francisco Reinaldo de Maria ( Ventura) Inocência Alcântara Freire(Sede), José Martins de Sousa ( Algodões), José Napoleão Ximenes ( Povoado de Rosápoles), Manoel Fernandes Rodrigues ( Sitio Fidalgo) e Monsenhor José Furtado Cavalcante ( Sitio Cajueiro) já preparam-se para realizar a fase escolar que deve acontecer até o dia 10 de junho. Em todo o Ceará 28 escolas da esfera estadual estarão competindo, 398 escola municipais e 03 particulares( Catunda/Fortaleza e Tabuleiro do Norte). Em todas as categorias apenas 01 escola de Sobral foi inscrita.
A nível nacional estão inscritas como escolas municipais 3.341 escolas, como escolas estaduais 1083 irão concorrer e como particular outras 40. No Geral serão 4.464 escolas participando do Programa que realiza em outubro a fase nacional. Em toda as etapas ocorrerão provas de velocidade, salto a distância e resistência.
Post.Francisco Freire
