OLHO
VIVO!
Todo cidadão tem o direito de saber
como e onde está sendo gasto o dinheiro público. Por isso a prefeitura deve
informar a população através de informativos, sites, blogs, enfim, procurar da
forma mais eficiente possível que as informações dos gastos públicos cheguem a
todas as pessoas do município. E isso é uma obrigação, é um dever, não é favor
não!
É dever da Prefeitura: Informar com
clareza como gasta o dinheiro, prestações de contas, quando começar a discutir
o orçamento convocar a população para as
audiências públicas. Isso está na Lei de Responsabilidade Fiscal. Quem aí já
foi convidado(a) para discutir sobre como será as finanças públicas?
A prefeitura deve incentivar a
participação popular na
discussão de planos e orçamentos. E suas contas devem ficar disponíveis para
qualquer cidadão.
O orçamento é a lei na qual os
governos (municipal, estadual ou federal) deixam claro o que pretendem fazer
com o dinheiro público. Nos municípios, essa lei é votada uma vez por ano na
câmara municipal. Esse é um bom momento para participar. Em muitas cidades do Brasil,
a população participa ativamente do processo do orçamento. Nessas cidades, os
moradores decidem como será utilizado o dinheiro da prefeitura e acompanham de
perto os gastos.
E aí? Notou que algo está errado em
Alcântaras? Pois é, Olho Vivo, heim!!!
Por: Douglas
Alcântara
