A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013 terá logomarca criada com criatividade e muita fé!
O jovem Gustavo Huguenin, 25 anos, criador da logomarca vencedora da
Jornada Mundial da Juventude Rio2013 a partir de hoje, seu trabalho
estará espalhado nos quatro cantos do mundo.
"Para mim é alegria imensa saber que o meu trabalho vai ser usado no
maior evento católico do mundo, ainda mais com Santo Padre, e que essa
imagem estará associada ao encontro pessoal que os jovens do mundo
inteiro terão com Jesus Cristo na JMJ Rio2013", destacou o designer.
Com base no trecho da Palavra do Evangelho de São Mateus, percebe-se
a necessidade de expressar uma referência direta à imagem de Jesus e ao
sentido do discípulo. Neste episódio, Jesus se encontrou com seus
discípulos em uma montanha, após sua ressurreição. Como símbolo da
cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também se encontra em uma
montanha e é um monumento reconhecido no mundo inteiro. O tema é uma
palavra de ordem proclamada pelo próprio Senhor Jesus, e assim a Sua
imagem possui destaque no centro do símbolo.
Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Na fé dos
povos o coração assumiu papel central, assim como o Brasil será o
centro da juventude na Jornada Mundial. Também designa o homem interno
por inteiro, se tornando nesta composição a referência aos discípulos
que possuem Jesus em seus corações.
Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o
abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil.
Representa nossa acolhida, como povo de coração generoso e hospitaleiro.
A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de
Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz contida
nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de
Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor
azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem
a brasilidade das cores da bandeira nacional.
Postagem: PORTAL JOVEM
Informações do site ww.rio2013.com