NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE VIGÊNCIA DE ENQUETE 005/2011
DO BLOG PORTAL JOVEM
O blog Portal Jovem através do gerente Francisco Freire C. Filho vem por meio deste esclarecer possíveis dúvidas quanto a validade e acompanhamento da última enquete lançada que avalia uma amostragem da rejeição de votos dos internautas para os atuais legisladores de Alcântaras-Ceará se as eleições ocorressem "hoje". Quando questionado: EM QUAL DOS NOVE VEREADORES O INTERNAUTA NÃO VOTARIA SE AS ELEIÇÕES FOSSEM HOJE.
Esclarecemos que:
Considerando que entende-se como Democracia: o sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Esta participação pode ocorrer através de eleições, plebiscitos e referendos, e que, dentro de uma democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestações de suas opiniões A gerência do blog Portal Jovem periodicamente realiza enquetes através de sua home Page disponibilizada na plataforma blogger com o intuito de avaliar a reação de seus leitores, seguidores e demais internautas que os seguem a respeito de alguns assuntos de verdadeira importância para a comunidade alcantarense.
Referente a ferramenta e ambiente utilizado para a realização de tais pesquisas, a equipe do blog Portal Jovem utiliza único e exclusivamente recursos virtuais (gadgets) disponibilizados como ferramentas interativas no formato HTML que podem ser inclusas no painel/layout do referido blog. Sendo assim nossos gerentes e/ou administradores não possuem quaisquer domínio da tabulação dos dados gerados após a abertura e lançamento das enquetes, uma vez que o sistema blog nos permite apenas denominar o título da pesquisa, as datas e horário de início e termino e Opções de múltipla escolha a serem disponibilizadas aos internautas. Sendo ainda que o mesmo sistema regula todo o processo de votação, não permitindo a marcação de mais de uma opção. Entretanto o blogger permite ao usuário alterar o voto, caso o mesmo deseje.
Em relação ao processo de participação, visualizamos que o sistema blogger após registrar o IP da máquina utilizada pelo internauta, impossibilita uma nova votação através do mesmo PC, se utilizado o mesmo navegador de rede. Considerando este mecanismo, acreditamos que a informação apresentada : que supostamente um internauta poderia votar mais de uma vez do mesmo computador inverídica e sem fundamento.
Sobre os dois argumentos apresentados por internautas, onde é citado por Pádua Machado no primeiro caso que: "esta enquete dos vereadores não contribui em nada para a democracia, além de expor a fragilidade do site ... Enfatizamos que a democracia está sendo preservada e respeitada, fato observado quando o internauta pode participar livremente da enquete, e que isso de modo algum expõe revela fragilidade neste site; ao contrário demonstra o interesse e a dinamicidade em procurarmos identificar a reação e participação de nossos internautas que podem sim acessar de qualquer lugar o blog Portal Jovem e participar da enquete, como acontece com outros ambientes virtuais que realizam enquetes no mundo inteiro.
Em relação ao número de votos registrados até o momento, afirmamos que não é fato surpreendente e que justifique fraudes no processo de apuração, uma vez que o blog Portal Jovem vem registrando altos índices de acessos e permanência de usuários online, como a exemplo no último dia 08.11.2011 onde após uma atualização por volta da 22H o número de pessoas online saltou de 32 para 48 em apenas 5 minutos. Ainda sobre o processo de tabulação de votos acusado como alvo de burlação por Maxuel Aguiar na frase "Entrei no PORTAL para ver as novidades, vi a enquete (tinha um certo número de votos) e votei, quando fui ver o resultado me surpreendi com o grande número do votos (que subiu exageradamente), sendo que só havia 2 usuário online! Informamos que possivelmente o internauta em questão observou o índice votação durante o momento em que acessou a página, e que supostamente atualizou o endereço minutos depois, tempo suficiente para que outros internautas tenham participado, uma vez que todas as postagens deste blog são compartilhadas freqüentemente em diversas redes sociais.
Considerando a afirmação do internauta Maxuel, onde ele cita" que pode haver técnicas de votar várias vezes na enquete, e que algumas pessoas estariam utilizando destas técnicas para votar varias vezes naqueles de sua empatia" a gerencia do blog Portal Jovem desconhece tais situações e questiona, se o sistema não permite que o internauta vote mais de uma vez através do mesmo PC como apresentado anteriormente, quais seriam os possíveis mecanismos disso acontecer, uma vez que o mesmo possui grandes conhecimentos na área de sistemas e informática?
Ressaltamos ainda que a idéia geral da enquete é justamente identificar o nível de rejeição de nossos vereadores se as eleições ocorressem hoje, o que obviamente acarreta na marcação da opção do legislador em que o internauta menos possui afinidade ou simpatia, e que, se realmente existem falhas no processo de apuração do votos, todas as enquetes realizadas pelo Portal Jovem e demais blogs podem apresentar fragilidade na tabulação de dados interferindo nas reais expectativa e resultados obtidos.
Sobre as chances desta enquete ser cancelada, afirmamos que esta decisão partirá exclusivamente de nossos próprios internautas que poderão nos enviar e-mail ou postar comentários evidenciando sua posição quanto a validade e real importância da pesquisa em questão. Apos avaliados o quantitativo de opiniões contra ou a favor da validação da enquete, a gerência deste blog tomará e divulgará uma posição concreta. Os e-mails ou comentários deverão ser enviados/realizados até 10 dias antes da finalização da enquete.
Atenciosamente,
Francisco Freire C. Filho
Gerente do Portal Jovem
Alcântaras-Ceará em 09 de novembro de 2011