PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ATENDIMENTO NA SANTA CASA DE SOBRAL É INFERNAL AFIRMA O DIRETOR

14 setembro, 2011

PACIENTES DORMEM EM CADEIRAS NO CORREDOR DE HOSPITAL EM SOBRAL - CE

A equipe do Profissão Repórter passou uma semana em hospitais que atendem pelo SUS e registrou situações precárias de funcionamento. 
A repórter estreante Danielle Costa e Paula Akemi foram para Sobral, no Ceará. Na Santa Casa da cidade, encontraram pacientes dormindo em cadeiras de praia, outros esperando há dias por uma sutura.  Em Reriutaba, CE, onde moram 20 mil habitantes, dois médicos se revezam no único hospital da cidade. Qualquer caso mais grave, tem que ser levado para Sobral, que fica a 75  quilômetros de distância. - Fonte: Profissão Reporter

A reportagem que foi ao ar ontem (13.09.11) mostrou a triste realidade pela qual 55 municipios com total de 1.600.000 habitantes utilizam quando necessitam de atendimento emergencial ou especializado na Região Norte do Ceará, a materia cobriu em parte o atendimento às vitimas do ônibus universitários de Acaraú que tombou causando duas mortes e deixando vários feridos. Em um determinado momento da reportagem o Diretor da Santa Casa de Misericódia de Sobral  - João Martins chegou a afirmar: " aqui é INFERNAL, é paciente no chão, porquê não cabe, não tem como,não é uma emergência grande. Em outro trecho da reportagem ele desabafa: isso aqui é como eu disse pra você hoje tá calmo, é impossivel como uma estrutura deste tamanho, drenar toda uma região com um total de um milhão e seicentas mil pessoas... tralma, AVC, peneomonia.. é impossível ...

O programa ainda enfocou o precário atendimento em Reriutaba -CE, um dos 55 municipios que recorrem a Sobral para o atendimento de casos mais graves. O médico em plantão- Edimilson Timbó da pequena cidade ressalta:  Uma das coisas que a gente tomou como premicias e que a gente não vai fazer HEROÍSMO, a gente vai seguir as normas. Uma situação comum a muitos municipios do norte cearense que apresentam carência de profissionais da saúde e deixa a população a mercê do único e sofrido amparo da superlotada Santa Casa de Sobral.

Ao final da matéria o Secretário de Saúde do Ceará  comentou: Serão cinco hospitais regionais até o final de 2014, e estes hospitais que estão sendo contuídos e exatamente para resolver definitivamente esta solução.

O HRN - Hospital Regional Norte deveria ter sido entregue ano passado, mas só ficará pronto em 2011. Enquanto isso a população de 55 cidades tem a Santa Casa, diz a reporter.

Confira a  reportagem completa no Site do Programa - PROFISSÃO REPORTER

Postagem: blog Portal Jovem
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License