SOMENTE EM 2011 MAIS DE 5 PREFEITOS FORAM INVESTIGADOS OU
AFASTADOS PELO TSE/TRE
Nos últimos quatro anos, o índice de gestores públicos afastados por corrupção aumentou no Ceará, as principais causas são nepotismo, abuso de poder econômico, improbidade administrativa dentre outros.
Somente nos últimos três anos foram investigadas as Prefeituras de Alcântaras, Umirim, Jardim, Senador Pompeu,Aracati, Juazeiro do Norte, Itapiuna, Nova Russas, Santana do Acaraú, em todas elas os Prefeitos perderam o mandato ou foram afastado do cargo através de ação do TRE/TSE, além do chefe do poder executivo, em algumas cidades os Vice-Prefeitos, Auxiliares de Gestão, Secretários e até Vereadores estão envolvidos em escândalos políticos.Sendo que em Alcântaras, Umirim, Itapiuna, Senador Pompeu e Santana do Acaraú o chefe do pode executivo foram afastados.
Os Prefeitos Cassados, foram eleitos nas eleições municipais de 2008, muitos dele já ocupavam o cargo pela segunda vez, como ocorreu em Alcântaras, onde o Sr. Raimundo Gomes Sobrinho (tinha sido reeleito),por conta dos afastamentos muitas cidades enfrentam crise politico-administrativa e assustam a população com um futuro incerto, muito serviços como educação, saúde, infraestrutura acabam prejudicados com a reviravolta de Prefeitos ou pela ocorrência de eleições extemporâneas ou Suplementares.
A Situação é caótica e revela que cada vez mais a população escolhe os "falsos políticos", em parte alguns até semi-analfabetos; são representantes sem postura, sem compromisso e sem respeito ao povo o que prejudica o desenvolvimento e a vida de muitas pessoas do interior cearense.
Texto: Francisco Freire (nci_freire@hotmail.com)