CONHEÇA COMO FUNCIONAM AS ELEIÇÕES SUPLEMENTARES NO BRASIL
As Eleições suplementares ou extemporâneas geralmente ocorrem devido ocorrer vacância no executivo municipal, neste caso o TSE define a realização de novas eleições onde o Prefeito e Vice-Prefeito são afastados,cassados ou quando ocorre o falecimento dos dois candidadatos. Estima-se que em até 2010 o Tribunal Superior Eleitoral realizou em todo o pais cerca de 141 eleições suplementares.
Segundo o TSE desde as eleições municipais de 2008, os estados que lideraram a realização de eleições suplementares foram Minas Gerauis com vinte e duas (22) cidades , seguindo do estado do Piaui com 15 cidades e Rio Grande do Sul com 10 municípios. Só em MG das 22 cidades onde ocorreram as eleições extemporâneas ,a maioria delas (21) ocorerreram em decorrência da cassação dos dirigentes por denuncias sobre abuso de poder econômico e compra de votos, somente em uma cidade a eleição ocorreu pelo facelimento do gestor público..
No Ceará o TRE convocou a realização de eleições para três muncípios : Itapiúna (Maciço de Baturité), Jardim (Cariri) e Alcântaras (Zona Norte), no entanto numa breve consulta a internet constatamos que também deveriam ter ocorreido eleições em Umirim-CE e Santa Quitéira -CE . Em Alcântaras a campanha política está ocorrendo normalmente e foram lançadas três candidaturas, nos municípios de Itapiuna -CE e Jardim-CE nossa equipe não obteve informação a respeito da realização das eleições suplementares.
Confira o vídeo do Programa Brasil eleitor onde évidenciado a realização das eleições extemporâneas: AGENCIA DE NOTICIAS DA JUSTICA ELEITORAL
Postagem: Fraancisco Freire ( nci_freire@hotmail.com)
com informações do site do TSE