Famoso por abrigar trilhas ecológicas, uma gruta e um teleférico com vista panorâmica da planície sertaneja vista do planalto da Ibiapaba, o Parque Nacional de Ubajara deverá passado a ser gerido pela iniciativa privada.
A unidade de conservação federal, hoje gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio) usualmente já cobra taxas de serviços como a exemplo o serviço de guias para três trilhas de visita à Gruta de Ubajara. Para utilizar o bondinho também há taxa de uso no valor de R$4,00 por viagem.
Com a possibilidade de ser concedido para è iniciativa privada, a ideia é condensar a gestão em uma única administração, uma vez que no modelo atual os serviços de guia por exemplo são administrados por uma Cooperativa e os demais serviços pela gerência da unidade. No Ceará, além do PARNA de Ubajara o Governo Federal estuda conceder também o Parque Nacional de Jericoacoara a iniciativa privada. Apesar da proposta, no caso específico de Ubajara, até a conclusão das obras de modernização do Bondinho não há prazos previstos para tal mudança.
Post.Francisco Freire