PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

POR CONTA DA PANDEMIA XXIII FQA PODERÁ SER ADIADO EM ALCÂNTARAS

15 maio, 2020

Em 23 anos de existência evento poderá ser cancelado pela segunda vez
Restando menos de quinze dias para o início do período junino em todo o Nordeste, muitas cidades já cogitam não realizar eventos tradicionais por conta da pandemia do novo coronavirus que já registra milhares de casos confirmados no Brasil e mais de mil 14 mil mortes até o momento. 

No Ceará onde instituições representativas dos movimento junino já se manifestaram sobre a situação  e até  chegaram a solicitar a Secretaria de Cultura do Estado a realização em data posterior de um "São João fora de Época", a ocorrência das tradicionais competições juninas em todo o território cearense ficaram comprometidas e mesmo com projetos em andamento, muitos grupos tiveram suas atividades suspensas por conta da recomendação do isolamento social inviabilizando a execução no período convencional de Chitões, Festivais de Quadrilhas e demais apresentações culturais.

Nas redes sociais tanto a União Junina do Ceará quanto a Federação dos Festivais das Quadrilhas Juninas do Ceará (FEQUAJUCE) destacaram a possibilidade de ocorrência de um São João atípico, que poderá ocorrerá a partir do segundo semestre ou mesmo não ocorrer em 2020.

Em Alcântaras a 23ª edição do Festival de Quadrilhas da cidade até então estaria mantida para a última semana de julho, porém o Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação destacou que até o momento nenhuma decisão oficialmente foi tomada sobre a manutenção ou cancelamento do evento, disse Joaquim Silva. 

Procurada pela reportagem, Charlyne Freire, também destacou que a situação ainda não foi tratada pela SEMEC diretamente com gestor municipal mas que acredita que a edição de 2020 poderá não chegar a ser realizada em meio a grave crise de saúde que atinge o Brasil e que inclusive já chegou ao município Serrano. "Ainda não sentamos com o prefeito para ver. Mas acreditamos que não será possível."

História
Criado no ano de 1996, o FQA ficou famoso pela competição de quadrilhas juninas escolares e regionais que concorriam troféus e premiação em dinheiro para a 1º,2º e 3º colocação. Em 2011, pela primeira vez a festa passou a ser federada por instituições representativas de grupos juninos do Ceará e chegou a receber grupos de todas as regiões do Estado no São João que marca o fim do circuito de apresentações juninas e acontece no período das férias. No ano de 2016, por recomendação do MPCE o evento foi cancelado pela primeira vez em quase duas décadas de realização. Em 2020 seria a  XXIII edição do evento.

Post.Francisco Freire

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License