Em 23 anos de existência evento poderá ser cancelado pela segunda vez |
No Ceará onde instituições representativas dos movimento junino já se manifestaram sobre a situação e até chegaram a solicitar a Secretaria de Cultura do Estado a realização em data posterior de um "São João fora de Época", a ocorrência das tradicionais competições juninas em todo o território cearense ficaram comprometidas e mesmo com projetos em andamento, muitos grupos tiveram suas atividades suspensas por conta da recomendação do isolamento social inviabilizando a execução no período convencional de Chitões, Festivais de Quadrilhas e demais apresentações culturais.
Nas redes sociais tanto a União Junina do Ceará quanto a Federação dos Festivais das Quadrilhas Juninas do Ceará (FEQUAJUCE) destacaram a possibilidade de ocorrência de um São João atípico, que poderá ocorrerá a partir do segundo semestre ou mesmo não ocorrer em 2020.
Em Alcântaras a 23ª edição do Festival de Quadrilhas da cidade até então estaria mantida para a última semana de julho, porém o Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação destacou que até o momento nenhuma decisão oficialmente foi tomada sobre a manutenção ou cancelamento do evento, disse Joaquim Silva.
Procurada pela reportagem, Charlyne Freire, também destacou que a situação ainda não foi tratada pela SEMEC diretamente com gestor municipal mas que acredita que a edição de 2020 poderá não chegar a ser realizada em meio a grave crise de saúde que atinge o Brasil e que inclusive já chegou ao município Serrano. "Ainda não sentamos com o prefeito para ver. Mas acreditamos que não será possível."
História
Criado no ano de 1996, o FQA ficou famoso pela competição de quadrilhas juninas escolares e regionais que concorriam troféus e premiação em dinheiro para a 1º,2º e 3º colocação. Em 2011, pela primeira vez a festa passou a ser federada por instituições representativas de grupos juninos do Ceará e chegou a receber grupos de todas as regiões do Estado no São João que marca o fim do circuito de apresentações juninas e acontece no período das férias. No ano de 2016, por recomendação do MPCE o evento foi cancelado pela primeira vez em quase duas décadas de realização. Em 2020 seria a XXIII edição do evento.
Post.Francisco Freire