Em uma quinzena nível do açude aumentou em mais de um metro. |
Em monitoramento pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (COGERH) a barragem do Pinga voltou a registrar elevação do seu nível d'água.O pequeno açude que há quatro meses voltou a abastecer a sede municipal, tem capacidade para armazenar 800 mil m³ de água, porém teve última sangria registrada em 2011 e reduziu três anos mais tarde sua capacidade ao "volume morto".
Hoje com pelo menos 1/4 de seu nível represado e alimentado pela vazão do Riacho Santana, o Pinga aos poucos vêm aumentando seu aporte. Na primeira semana após a instalação de réguas feitas pela COGERH, as chuvas subiram em 0,53cm o espelho d'água do manancial, uma semana depois funcionários da Cagece e que são responsáveis pela leitura das réguas informaram que em quinze dias o aumento do nível da barragem já ultrapassam 1,15cm. " Estamos com 14cm da régua 05 submerso" disse Wallyson Magalhães em mensagem enviada à reportagem.
Na prática cada régua fixada às margens do reservatório correspondem a um metro vertical, sendo que a primeira de seis instaladas da base até o sangradouro já foi coberta pela água.
Post.Francisco Freire