Instalação da rede em Quixeramobim ( Foto Sismos do Nordeste) |
De acordo com o LabSis, duas estações foram instaladas no segundo maior município do Sertão Central, sendo a QIFO - Fogareiro e QISJ - São Joaquim, que já estariam em operação havendo registrados os primeiros eventos com magnitude variando entre 1,8mR a 3.0mR, sendo este último tremor sentido também pela população dos municípios e Madalena e Boa Sorte.
Na Serra da Meruoca, onde há dez anos os tremores também causaram estragos e trouxeram medo aos moradores de Alcântaras e Meruoca, de acordo com a UFRN a situação normal “Por aí está tranquilo, aqui é que estamos tendo uma atividade sísmica até representativa, como vários eventos desde o dia 17/03”explicou Eduardo Menezes ao citar ainda que “ Não tínhamos conhecimentos no passado por aqui.
Estamos monitorando para entender melhor a região e fazer o mapeamento” completou o Pesquisador. Ainda de acordo com o Laboratório de Sismologia da UFRN é impossível saber como evoluirá a atual atividade sísmica, mas que em breve, as seis estações já estarão em operação e que nas áreas de estudo sempre são realizadas palestras, junto com a defesa civil, visando esclarecer o que está ocorrendo para a população.
Redação BPJ Online
Redação BPJ Online