![]() |
08 notificações foram feitas, mas nenhuma foi confirmada ( Foto Arquivo) |
Sem casos confirmados em 2018, o município de Alcântaras fechou o ano, com índices zerados para arboviroses como Dengue, Zika e Chicungunya.
Na cidade onde 08 notificações foram feitas à Secretaria de Saúde do Estado, a cor verde-escura no mapa divulgado no último boletim epidemiológico da SESA revela que desde 2016, os moradores tem feito o dever de casa, situação que deixa a população alcantarense entre os 64,83% dos cearenses que tem baixa infestação predial. Apesar dos bons resultados, as autoridades de saúde do município, alertam que a chegada das chuvas é motivo de alerta, e que todos devem evitar deixar água acumulada em reservatórios sem tampa, seja dentro ou fora de suas residências.
Do outro lado, no Ceará, o ano deve fechar em estado crítico para cerca de 40 municípios já listados como em risco de surto para as três doenças transmitidas pelo Aedes Aegypit , como é o caso de Canindé, Chorozinho e Viçosa do Ceará. Em torno da Serra da Meruoca, apesar de também apresentar situação satisfatória, houve diagnóstico laboratorial positivo para algumas destas doenças em Meruoca, Sobral e Massapê. Todos municípios limítrofes com Alcântaras.
Post.Francisco Freire