Trinta e dois paroquianos já integram a Irmandade em Alcântaras ( Foro Pascom) |
Fundada nos anos 80 pela conhecida e respeitada religiosa alcantarense, Sra. Miriam Machado, quando ainda Alcântaras era Capela da Paróquia de Meruoca, na época sobre o comando de Mons. José Furtado Cavalcanti, a Irmandade do Santíssimo Sacramento de Alcântaras(ISS) completou no último dia 30/11 quase quatro décadas de atuação no município Serrano.
A ISS que hoje conta com 32 irmãos e que desde o paroquiato de Pe. Edmilson ganhou maior visibilidade e novos membros como três ex-prefeitos da cidade, faz parte do grupo Nacional das Irmandades do Brasil e em breve integrará o grupo a nível diocesano destaca José Edson Martins, que hoje preside a venerável irmandade que também troca experiências com um grupo semelhante em atividade na cidade do Marco.
Com a ajuda do Pároco, Pe. Bosco, a confraria que está sendo revitalizada e que é formada apenas por homens católicos, no âmbito paroquial encontra-se em processo de instituição Canônica, pelo Bispo de Sobral, Dom Vasconcelos e com sua sólida presença já proporcionou a aquisição de imagens sacras, paramentos e utensílios para o Ofício Divino, dando início as celebrações como a Semana Santa, Corpus Christi e a Festa da Padroeira.
Ainda de acordo com o presidente, que festeja o crescimento do grupo, dentre as principais responsabilidade da Irmandade do Santíssimo estão a promoção de cultos, a caridade,a realização de procissões, translado de imagens e empenhar-se em viver inspirada pelo Santo Evangelho.
Em todo o mundo, a confraria com registros dos primeiros trabalhos datados na idade média é uma mais respeitáveis e antiga Irmandade religiosa do catolicismo e no Brasil teve origem durante o período colonial responsável pela construção das Igrejas Matrizes nas regiões do Ciclo do ouro,
Post. Francisco Freire