PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PARÓQUIA DE ALCÂNTARAS GANHA BRASÃO OFICIAL

06 novembro, 2018

Elevada a condição de paróquia há doze anos, Alcântaras ‘aprovou’ durante a visita do Bispo de Sobral nos Festejos da Padroeira, seu primeiro brasão paroquial. O símbolo que tem por finalidade perpetuar o sinal da identificação da Igreja Católica no âmbito paroquial, regional e diocesano foi criado pelo professor Edson Martins com aval do Pároco João Bosco.

Com um escudo de formato espanhol e que   reúne um conjunto de informações delicadamente pensados para representar a história da fé do povo local, a logotipo da paróquia traz  uma cruz, coroa, serras e um riacho, além de ilustrar por meio de estrelas a Matriz e suas dezenove capelas com traços ainda do manto da padroeira e das cores da bandeira municipal.

 Segundo o idealizador, Edson Martins, o brasão já era pensado há algum tempo, mas somente neste ano, a discussão e os trabalhos de criação foram retomados.“Este ano, retomei novamente com ele [Padre Bosco], e ele aprovou que fosse feito. Então, comecei a estudar o livro daqui do Bertoni e fui colocando no lápis com ajuda do meio primo Miguel Neto para transladar o pensamento para meio digital” disse Edson ao evidenciar que o livro que relata a história da cidade foi pesquisado e confecção ocorreu entre os dias 15 e 24 de outubro passado. “A medida que ia se fazendo, a gente mostrava ao Padre. Foram três formatos até o final” Disse Martins ao citar que a partir do brasão serão padronizados a marca da paróquia em todos os documentos, cartazes, camisetas e publicações e que desde o último dia 27/10 o símbolo já está em uso.

Entenda o significado do Brasão
Seu formato escudo espanhol. A cor Argente- ( prata- simboliza a fé e a pureza), Or- ( Amarelo ouro- Simboliza a caridade e excelência da nobreza), Gules ( vermelho- simboliza alegria, honra), Blau- ( Azul- simboliza a justiça, piedade) e por fim o Sinople( verde- simboliza esperança, silêncio). Algumas cores se fazem presentes na bandeira do município, indica onde, territorialmente, está a paróquia. Sob o escudo o listel( faixa) de cor argente- Prata, com o monte (letreiro): PAROQUIA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO, 19/10/2006 caracterizando a qual paróquia o brasão representa e a data histórica de sua criação canônica. 


SIMBOLOGIA
O escudo particionado em duas partes horizontais- com contorno, Gules-Vermelho partido em dois campos, azul e branco, remete a Igreja Triunfante e Igreja Militante, para onde caminhamos rumo à Pátria Celeste.

A Cruz processional- Representa o princípio da Fé Católica. Por isso, está inserida na principal parte da coroa. Indica-nos que Cristo é a cabeça da Igreja, nosso fundamento, e a verdade da vida cristã, que marcha a nossa frente na jornada ao Reino. É dela que figuram todos os símbolos do brasão e para Ela que todos convergem. Os cinco rubis, representam as cinco chagas, representando a totalidade da paixão e mais ainda da Ressurreição "...Através de suas chagas, Ele nos amou até à morte e morte de cruz" (cf. Fl2,8).

A Coroa- Dominação de poder real, a coroa representada por três pontas cada pessoa da Santíssima Trindade- Pai, Filho e Espírito Santo- Onde cada Divindade surge de um ponto na história da Salvação e um dia se encontrou totalizando uma perfeição. É a Trindade quem coroa Maria como Rainha dos povos.

As Dezanove estrelas e a principal ao centro- As 19 pequenas estrelas  representam as capelas. A presença de Maria na vida de Jesus Cristo e na história da nova evangelização é muito intensa. A estrela de seis pontas, Estrela de Davi, que é símbolo messiânico relacionado à descendência do Salvador, em prata representa Maria Santíssima, a Senhora da luz, Estrela da Nova Evangelização, padroeira da paróquia.

Os Lírios- A primeira denominação das terras onde hoje está edificada a cidade de Alcântaras, foi primitivamente chamada de sítio São José e posteriormente São José dos Alcântaras. As 6 pétalas representam a brancura da flor, reflete a pureza daquela que é Imaculada desde sua concepção, e as três pétalas simbolizam a tríplice virgindade da Mãe de Deus, antes, durante e após o parto. Símbolo trinitário do lírio também reflete a ação tripla de Deus na "cheia de graça. Maria é o lírio branco da Trindade. Fazendo a junção dos dois lírios, teremos 12 pétalas que simbolizam a Castidade, sendo assim como o número remetido aos 12  Apóstolos do senhor, que são primícias da nossa Fé, homens simples, por vezes ("Pecadores públicos", que conheceram o Cristo e mudaram de vida e mudaram a humanidade. 

As Folhas do lírio- Em sua quantidade de 7 lembra o número da perfeição, também nos remete aos Sacramentos instaurados Instaurados. 

O Dourado- Representa toda a realeza do céu, da terra e faz alusão à Mulher revestida. (cf. 12: ) citada no livro do  Apocalipse. Também o esplendor que saí atrás do brasão é dourado, nos lembra da  glória de Deus, na Transfiguração de seu Filho Jesus. (Cf. Mt 17:2. Sua face resplandeceu como o sol, e suas vestes tornaram-se brancas como a luz. 
O azul- É a cor que a Igreja escolheu para homenagear Nossa Senhora como Rainha do céu, identificada como cor manto. Também simboliza o céu, onde São José intercede por nós e é o patrono da Igreja.

A água- Faz referência ao batismo, sacramento que nos torna filhos de Deus.O profeta Ezequiel 47,1-2, faz referência à Igreja como fonte,  " Vi a água saindo do lado direito do templo, e todas que a água tocou foram salvos"!. E em João 7,37-38- " Se alguém tem sede, venha a mim e beba". 

O branco- simboliza a pureza de coração de São José e de Nossa Senhora como a invocamos na litania, Mãe duríssima, José Puríssimo.

O vermelho- rubis da cruz e do contorno do brasão- remonta a tradição daquele período em Israel, que era utilizada para identificar as Mães. Fazemos alusão ao vermelho do brasão do município.

O verde-A serra verde representa a Serra da Meruoca, onde se encontra a jurisdição da Paróquia de Alcântaras. A "rocha verde", clima afável, "águas cristalinas", remete as belezas naturais que vislumbramos em Alcântaras, a " "Gruta de N.sra. de Lourdes", o "Talhado", o " "Pinga"  e tantos outros locais turísticos. Encontramos nas estrofes do hino municipal.

Autores: Pe. João Bosco Linhares Linhares, Edson Martins. Designer; Miguel Arcanjo Alves Neto.


Post.Francisco Freire




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License