| Beneficiários 'receberão R$870 'em ratiados em 5 parcelas ( Foto Divulgação) |
O Conselho Municipal do Desenvolvimento Sustentável de Alcântaras aprovou em reunião ordinária ocorrida na tarde da última segunda-feira(05) na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alcântaras o cadastro de participação de 216 agricultores familiares do município serrano que se inscreveram na ediçaõ 2018/2019 do Programa Garantia Safra.
A ação que faz parte de uma cooperação entre o município, estado e a união além da contrapartida dos agricultores visa assegurar em caso de perca comprovada de 50% da lavoura, uma "indenização" aos benefeciários que desde aprovados pelo CMDS se enquadrem dentro dos critérios do programa federal. Em Alcântaras onde por mais de sessenta dias uma comissão formada por representantes da Ematerce, Secretaria de Agricultura, CMDS e SIndicato Rural recolheu, analisou e aprovou centenas de cadastros, de acordo com a Comissão do GS, 47 candidatos tiveram pedidos indeferidos por divergências durante o processo de averiguação cadastral.
Na reunião do CMDS, além da divulgação de todos os beneficiários desta edição e da relação e motivo dos desclassificados, o órgão colegiado, por meio de suas entidades representativas destacou os critérios do programa, periodicidade das reuniões, número de inscritos e prazos para homologação dos dados juntos ao Ministério do Desenvolvimento Social. Ao todo 2% da população municipal participará do Garantia Safra, que segundo o Secretário de Agricultura, Antônio Costa, apesar de ter uma cota bem maior disponível na cidade anualmente registra participação abaixo de 300 candidatos.
Redação BPJ Online
