PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

USP CONFIRMA OCORRÊNCIA DE TREMOR NA SERRA DA MERUOCA

17 abril, 2018

EVENTO TEVE MAGNITUDE DE 1.3 GRAUS OCORREU NA TARDE DO ÚLTIMO SÁBADO
localização do epicentro pode apresentar erro de 10km ( Foto adaptação)
O Centro de Sismografia da Universidade de São Paulo confirmou a ocorrência de um tremor de terra de pequenas proporções na Serra da Meruoca, zona norte cearense.

O evento relatado por moradores de Alcântaras na tarde do último sábado(14/04) teve magnitude calculada em 1.3 graus na escala Richter e seu epicentro foi (preliminarmente) identificado no sopé da Serra da Meruoca, próximo ao localidade da Marina, as margens da CE 440. 

Ainda de acordo com a USP devido a baixa magnitude o evento não foi localizado automaticamente pelo sistema uma vez que as estações NBMO e NBSO, instaladas em Morrinhos e Sobral respectivamente se encontram sem transmissão de dados em tempo real. "Só foi possível a localização com duas estações mais distantes, há quase 300km do epicentro. Por isso, podemos ter um erro da ordem de 10km do epicentro correto" explicou Bruno Collaço, ao destacar que após técnicos da UFRN realizarem a coleta dos dados será possível melhorar a precisão do local de origem das ondas.

Em Alcântaras os últimos registros datam de maio de 2015 e apresentaram magnitude de 3,2 graus na escala Richter. Em outubro de 2016 eventos semelhantes foram relatados mas não foram confirmados pela RSISNE.

Post.Francisco Freire


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License