PRIMEIRA QUINZENA JÁ CONTABILIZA DESVIO POSITIVO DE 29% EM ALCÂNTARAS
Riacho Espirito Santo após chuvas em Alcantaras ( Arquivo BPJ) |
Cenas não vistas há algum tempo na sede e zona rural de Alcântaras tem enchido alguns pequenos reservatórios e os olhos de centenas de alcantarenses que comemoram a quadra chuvosa de 2018.
Na cidade onde até a última terça-feira(17) a Funceme contabilizou um acumulado de 769,8mm o valor já é maior que todo o volume registrado em 2017 apresenta um saldo positivo de 3,98%. Com mais dias chuvosos durante este mês de abril, as precipitações tem apresentado média de 22.0mm e tem contribuído para o sucesso na lavoura, e restabelecimento de fontes de água.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, no Ceará, as chuvas de abril já são as melhores desde 2011. O órgão explica ainda que a média para o mês corrente já chega aos 161,1 milímetros, valor maior que o observado em maio, quando as precipitações ficaram abaixo da média, o que tem gerado uma expectativa animadora, considerando que ainda restam mais de quarenta dias para o final da estação chuvosa no estado.
"Em março nós tivemos um período de redução chuvas, mas a primeira quinzena de abril foi de boas precipitações e os dados refletem em números animadores. Considerando o período até hoje, a quadra chuvosa, que teve início em fevereiro, pode ser considerada dentro da média e ainda temos até maio” declarou Raul Fritz em matéria veiculada na pagina oficial da Funceme.
Em Alcântaras onde o desvio de Abril também é positivo em relação ao mesmo período do ano passado, os dados revelam um aumento de chuvas em torno de 29% em comparação ao ano anterior quando as chuvas do mês ficaram abaixo dos 170 mm.
Redação Online