DESLIGAMENTO DESTA QUARTA-FEIRA ATINGIU DOZE ESTADOS BRASILEIROS
Centro de Alcântaras às escuras ( Arquivo BPJ) |
O final da tarde desta última Quarta-Feira(21) foi de transtorno para milhares de nordestinos que ficaram por horas com fornecimento de energia interrompido nos nove estados que compõe a região.
No Ceará onde o apagão ocorreu por volta das 16hs, cidades inteiras ficaram as escuras com o cair da noite e sem energia a opção foi se recolher mais cedo.
Em Alcântaras onde o comércio funcionou com sistemas desligados, amontoado de pessoas se reuniram nas calçadas de bairros como Centro e Bela Vista e a procura por vela aumentou significativamente por quem preferiu ficar acordado por mais tempo. No mesmo município, farmácias, postos de combustíveis e outras lojas fecharam mais cedo e parte dos estudantes desistiram de seguir viagem para Sobral onde o apagão também causou problemas como a suspensão de aulas e o ordenamento no trânsito feito pelos semáforos.
De acordo com a ONS a pane foi causada devido uma "pertubação" na fonte de produção e transmissão de energia e além de estados do Sul, Sudeste e Centro -Oeste que registrou queda de energia por até 12 minutos, os estados do Pará, Amazonas, Tocantis e todos os que integram o Nordeste foram atingidos pelo blecaute que ocasionado devido uma falha em um dos disjuntor da subestação de Xingu que distribui a energia produzida usina de Belo Monte.
Em Alcântaras o serviço foi normalizado quatro horas mais tarde e a luz voltou as 20:33m. Na mesma cidade o último apagão registrado havia ocorrido em novembro de 2015.