ABALOS NÃO SÃO SENTIDOS NA SERRA DA MERUOCA DESDE 2015
Estrela indicativa de epicentro de tremor em Alcântaras (Arquivo BPJ) |
Depois de uma intensa onda de abalos sísmicos registrados em várias regiões do Ceará, o Estado não registra tremores de terra há quase 90 dias.
Depois de uma intensa onda de abalos sísmicos registrados em várias regiões do Ceará, o Estado não registra tremores de terra há quase 90 dias.
Conforme o acompanhamento do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) o último abalo sentido em superfície foi relatado por moradores de Chorozinho, teve magnitude de 3.0 e ocorreu em 16 de outubro do ano passado.Dois meses antes outro evento foi sentido em Cascavel durante o final da tarde e tevemagnitude preliminar de 3,3 graus tendo ocorrido no dia 25 de julho do ano passado na localidade de Boqueirão dos Cesários naquele município.
Em Alcântaras na Serra da Meruoca onde os eventos foram mais intensos entre 2008 e 2014, os últimos registros datam de maio de 2015 e apresentaram magnitude de 3,2 graus na escala Richter.Já no restante do estado somente no passado além de Cascavel e Chorozinho, próximos à Fortaleza, a cidade de Pacajus e Santa do Acaraú também foram atingidas. a reportagem entrou em contato com o LabSis questionando o numero de eventos de pequenas proporções registrados na serra da Meruoca nos últimos doze meses, mas não obteve resposta até o momento.
Redação Online