PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ALCÂNTARAS E AS COMEMORAÇÕES DO 7 DE SETEMBRO

07 setembro, 2017

BRAVURA DO ALCANTARENSE SE PERPETUA HÁ SECULOS NARRA HISTORIADOR
Ala da Segurança Escola do Sitio Prata ( Foto Freire Filho)
O Feriado em alusão ao Dia da Independência do Brasil foi de movimentação em Alcântaras, zona norte do Ceará.Na cidade onde a data foi aberta ao som do Hino Nacional ora entoado pela Banda de Música, pela manhã bandeira foram hasteadas em frente a sede da Prefeitura.

Pela tarde um Desfile cívico promovido pelas Secretaria de Educação e Cultura reuniu uma multidão no centro da cidade que apreciaram a apresentação de onze alas temáticas e que foram representadas por dezenas de escolas do município referenciando áreas omo Saúde, Educação,Atendimento Educacional Especializado, Povos indígenas, Cultura dentre outros. O evento que contou ainda com a participação de centenas de alunos buscou resgatar as festividades que marcaram a data em épocas anteriores no lugar.

De acordo com o professor Bertoni Vasconcelos, desde sua emancipação, a tradição de comemorar o 7 de setembro se manteve viva na cidade serrana e a cada nova administração houve cuidado de zelar pela importante data.

"Se antes a data era apenas para reforçar a imagem de uma organização política e administrativa no recém-emancipado município, que evidenciaria a atuação do legislativo e do executivo em terras serranas, com a participação massiva da elite local; a data comemorativa foi se perpetuando ao longo dos anos e fazendo parte." explica o historiador  narrando ainda que ao sete de setembro em terras alcantarenses não é algo tão recente

"No mesmo ano que D. Pedro I, às margens do Ipiranga, gritou: “ Independência ou Morte!” que selou a Independência do Brasil, um alcantarense, Capitão Raimundo Leitão Alcântara, lutou ao lado da tropa sobralense no Piauí, perto da Vila de Campo Maior, no Rio Jenipapo, contra o comandante português Fidié e sua tropa fiel ao Reino de Portugal" relata Vasconcelos citando ainda que com o passar dos anos a comemoração do dia 7 de Setembro foi tendo altos e baixos, mas nada capaz de ofuscar o brilho e o comprometimento do povo alcantarense em sair às ruas ao som do Hino Nacional.

Ainda dentro da programação alusiva a data, passeio ciclístico e uma gincana cultural foram agenda para a noite da quinta-feira,07.

Post.Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License