CIDADE DE SERRA COMO VIÇOSA DO CEARÁ ESTÁ NA LISTA DA SUDENE
Mapeamento de subclima no Ceará ( Foto IPECE) |
Cerca de oito municípios situados na porção noroeste do Ceará deverão entrar na nova área de demarcação de semiárido reconhecida pelo Governo Federal.
Em território cearense a proposta prevê a inclusão de 32 cidades no mapa, sendo que 46,8% destes já foram garantidos conforme destaca matéria do Governo Estadual em que cita reunião da vice-governadora, Izolda Cela, om o Conselho deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste ocorrido na última quinta-feira (27) em Recife-PE.
Dentre os municípios cearenses que estão em estudo na revisão de espacialização do semiárido nordestino aparecem Granja, Marco, Martinópole, Moraújo, Morrinhos, Senador Sá, Uruoca e Viçosa do Ceará,este último localizado na Serra da Ibiapaba.Outras cidades como Acaraú, Amontada, Beberibe,Cascavel, Fortim, São Luis do Curú e Tururú também apresentariam parâmetros técnicos compatíveis com os requisitos exigidos.
Com a incorporação desse territórios em área de semiárido reconhecida pela União os municípios passam a ter acesso a políticas públicas e financiamentos governamentais diferenciados, compatíveis com a situação hídrica local. além de prioridade no acesso a recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE).
Em todo o Ceará, cerca de 81% dos municípios apresentam características climáticas típicas de região semiárida, porém há regiões onde os tipos climáticos podem variar de Clima tropical Quente Semi-Árido à Clima Tropical Subquente Subúmido de acordo com a posição geográfica revela o mapa elaborado pelo IPECE.
Redação Online