NA SEXTA-FEIRA CHUVAS FICARAM ACIMA DA MÉDIA E BANHARAM 138 MUNICÍPIOS
Chuva em Alcântaras ( imagem reprodução) |
O anuncio de alerta de um possível vendaval em grande parte do Estado deixou moradores de muitas cidades apreensivos com a ocorrência de chuvas na última sexta-feira(03/03).
Apesar da repercussão do alerta de atenção emitido pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais(INPE) as previsões não se confirmaram, porém as chuvas ficaram acima da média e atingiram 138 municípios de acordo com a FUNCEME. Em alguns destes, as precipitações fizeram rios transbordarem como registrado em Hidrolândia e Santa Quitéria na Zona Norte. Em outras regiões as chuvas caídas ainda no final da quinta-feira elevaram o aporte de reservatórios como o Jenipapo e Castanhão; provocaram curtos circuitos; quedas de fios e deslizamentos como registrado na capital Fortaleza e em trechos da CE 440 na Serra da Meruoca.
Na cidade de Alcântaras o aviso da possibilidade de raios, ventanias e de chuvas intensas preocupou muitos moradores da sede e da zona rural, que acompanharam as chuvas com cautela. Apesar de haver sido a maior chuva do lugar até o momento, com acumulado pluviométrico de 49.0 milímetros, as precipitações não trouxeram prejuízos, entretanto a força da água fez fontes d'água voltarem a jorrar e provocou erosão em parte do Estadio Virgilhão.
Por toda a sexta-feira, na cidade serrana o céu permaneceu parcialmente nublado e não houve registros de novas precipitações até o fechamento desta edição.
Post.Francisco Freire