PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

IMAGEM DA SEMANA

21 novembro, 2016

   SECA: JENIPAPO PERDE 1CM/DIA E SEM CHUVAS SÓ DEVE ABASTECER ATÉ 2017
moradores desperdiçam água com lavagem de carros e calçadas
A seca que atinge o Ceará tem castigado severamente muitas cidades onde a distribuição de água passou a ser controlada para garantir a regularidade no fornecimento aos moradores.
Em Alcântaras onde o único reservatório de água se exauriu em agosto de 2013, há pelo menos dois anos o socorro vem da vizinha Meruoca que por meio de uma adutora transfere 35m³/hora de água bruta para a ETA da cidade serrana.Com a melhor reserva da Bacia do Acaraú o Jenipapo que é responsável por abastecer mais de 10 mi pessoas  tem hoje uma volume de 72,02%.Apesar do "conforto hídrico" para a região, o reservatório que tem perdido em média 1cm/dia do seu espelho d'água só deve garantir o abastecimento de ambas as cidades até 2017, o que gera preocupação uma vez que as previsões climáticas apontam para um sexto ano de estiagem o que pode ser um fator crítico para os alcantarenses que não se esforçam para racionar o consumo do precioso líquido.
De acordo com a Cagece, até o momento não há previsão de racionamento para a cidade, porém equipes sócio-educativas em breve deverão fazer visita porta a porta para sensibilizar os usuários sobre o uso consciente da água.
Já a COGERH informou que a implantação de racionamento deve partir das concessionárias de distribuição que junto com o poder publico devem decidir em audiência publica as estratégias a serem adotadas para evitar o desperdício e/ou controlar o consumo de água em ambas as cidades.
Em Alcântaras onde foi prorrogada a situação de emergência por mais 180 dias, segundo a COMDEC cerca de 18 comunidades tem sido abastecidas diariamente por caminhão pipa. Já na sede  além da distribuição de 350 mil litros/dia pela Estação de Tratamento, outros 40m³ são captados pelos pipas que abastecem a zona rural.

Post.Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License