MULHERES LIDERAM MORBIDADE HOSPITALAR EM ALCANTARAS
Um conjunto de dados elaborados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que em Alcântaras, Zona Norte do Ceará, as mulheres lideram o índice de morbidade hospitalar.
O estudo baseado nas informações do Sistema Único de Saúde - DATASUS, revelam que na teoria o publico feminino frequenta mais as unidades de saúde que os homens, o que vai em desencontro ao cenário estadual e nacional, onde segundo o IBGE são eles que "adoecem" mais.
Ainda de acordo com o órgão de pesquisa no município os atendimentos concentram-se unicamente em estabelecimentos de saúde municipais, que chegam a sete unidades em todo o território. Apesar a concentração os fatores que levam as mulheres a procurarem mais os serviços de saúde não foram informados na base do Instituto, porém para alguns profissionais da área da saúde, o índice demonstra que as mulheres cuidam mais da saúde e que devido a resistência do publico masculino em buscar os serviços de saúde ( mesmo quando necessário) a morbidade em mulheres apresentaria maior número de registros.
Post.Francisco Freire