CAGECE ESCLARECE LANÇAMENTO DE ESGOTO EM RIACHO
Após tomar conhecimento da fiscalização do COMDEMA sobre o despejo irregular de esgoto no canal do Riacho Pau Ferrado em Alcântaras, o escritório local da Cagece esclareceu os reais motivos do problema.
Contatada pela presidência do órgão colegiado na manhã desta última Segunda-Feira,14, a empresa informou que nas ruas São Miguel e Pedro Caetano existe rede coletora de esgoto interligada a Estação de Tratamento, porém uma rede paralela que canalizaria água pluvial lançaria os dejetos de muitas residências para o afluente.
Na mesmo contato a Cagece informou ainda que esta segunda rede seria de responsabilidade da Prefeitura Municipal e por não gerar taxas de serviços teria preferência dos moradores de ambos os logradouros que tem o esgoto despejado no referido riacho. A empresa disse ainda que apesar da concessão para a a realização dos serviços, esta não tem o poder de obrigar os usuários a utilizarem os serviços prestados e que mesmo com as recomendações da ARCE cabe ao município legislar sobre o assunto, ora sob analise do COMDEMA.
Já o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, informou que vai levar o caso para discussão e que pretende caso seja necessário propor a criação de lei específica proibindo a utilização das redes de drenagem de água pluviais afim de evitar o lançamento de dejetos no afluente.
Post.Francisco Freire